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Transformação Econômica e Agrícola em Rio Verde: O Impacto Revolucionário do Terminal Ferroviário

Na cidade de Rio Verde, localizada em Goiás, uma iniciativa estratégica está redefinindo o panorama econômico e agrícola da região. O terminal ferroviário, parte integrante do extenso complexo da Ferrovia Norte-Sul, emergiu como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável local. Com um movimento anual de mercadorias avaliado em R$ 40 bilhões, essa infraestrutura não apenas consolida Rio Verde como um destacado polo agrícola nacional, mas também resulta em uma considerável redução nos custos logísticos para os produtores.

Durante a 21ª edição da Tecnoshow COMIGO, um evento de grande relevância para o setor agropecuário local, o prefeito Paulo do Vale enfatizou a importância vital do agronegócio, o qual contribui com 25% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Este setor é a força propulsora que impulsiona não apenas serviços, comércio, indústrias e turismo, mas também a vida econômica e social da região. Com uma produção anual de 1,6 milhão de toneladas de soja e 2,5 milhão de toneladas de milho, além de 450 mil litros de leite diários, 420 mil aves e 6,5 mil suínos, Rio Verde é reconhecido como o segundo maior produtor de grãos e o principal produtor de proteínas do Brasil.

A implementação do terminal ferroviário surgiu como um marco crucial no desenvolvimento regional. Desde sua inauguração em 2021, o terminal facilitou o transporte de 30 milhões de toneladas de farelo e estabeleceu um terminal de fertilizantes com capacidade para mais de 1,5 milhão de toneladas. A próxima etapa de expansão prevê a criação de um terminal para transporte de líquidos, prometendo revitalizar o setor de combustíveis na área.

“Os benefícios do terminal ferroviário para a economia local são imensuráveis. Em apenas três anos e meio, mais de 15 mil empregos foram gerados, demonstrando o impacto direto dessa infraestrutura. A redução nos custos de frete, especialmente, beneficia diretamente os produtores rurais, uma vez que o transporte ferroviário é consideravelmente mais econômico para distâncias superiores a 600 km, quando comparado ao transporte rodoviário”, explicou Paulo do Vale.

Além de impulsionar o agronegócio, o terminal ferroviário também contribui significativamente para a diversificação econômica e social de Rio Verde. A Tecnoshow COMIGO, organizada pela cooperativa local, é um exemplo desse dinamismo. A feira anual não só atrai investimentos e visitantes internacionais, mas também estimula o interesse nas carreiras agrícolas entre as novas gerações, garantindo a continuidade e inovação no setor.

A união de infraestrutura moderna, eventos de grande porte e uma administração municipal focada no desenvolvimento sustentável coloca Rio Verde como um exemplo de prosperidade e inovação no agronegócio brasileiro, com impactos que transcendem suas fronteiras.

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