BrasilDestaqueManchetesPecuária

Suspensão de vacinação contra febre aftosa em sete estados brasileiros a partir de 2024: Uma decisão estratégica

Uma notícia relevante para o setor agropecuário brasileiro foi anunciada durante o 3º Fórum Nacional do PE-PNEFA: a partir de abril de 2024, sete estados brasileiros vão suspender a vacinação contra febre aftosa. Esta decisão estratégica, conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), marca um avanço significativo no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA 2017-2026).

Estados Afetados e Impacto no Setor Agropecuário

Os estados contemplados por esta medida são Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe, pertencentes aos blocos II, III e IV do PE-PNEFA. A publicação oficial desta decisão ocorrerá em breve no Diário Oficial da União. Este movimento é parte de uma estratégia mais ampla para garantir o status do Brasil como país livre da febre aftosa e expandir as zonas livres da doença sem a necessidade de vacinação.

Contexto Atual e Perspectivas Futuras

Atualmente, alguns estados brasileiros como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, e partes do Amazonas e do Mato Grosso já possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Com a inclusão destes novos sete estados, o Brasil se aproxima da meta de ser totalmente livre da febre aftosa sem vacinação até 2026.

Novas Normativas e Preparação para Mudanças

O Mapa já havia publicado a Portaria nº 574, proibindo o armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa em diversos estados. A nova normativa prevê também restrições na movimentação de animais e produtos entre os estados que suspenderão a vacinação e aqueles que ainda a praticam, uma medida necessária para o reconhecimento internacional como zona livre sem vacinação.

Campanha de Vacinação Continua em Alguns Estados

Importante ressaltar que a campanha de vacinação contra a febre aftosa continuará em maio e novembro de 2024 nos estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte do Amazonas, seguindo as diretrizes do serviço veterinário estadual.

O Papel do 3º Fórum Nacional do PE-PNEFA

O 3º Fórum Nacional do PE-PNEFA desempenhou um papel crucial ao informar a sociedade sobre o progresso das atividades visando a erradicação da febre aftosa sem vacinação e fortalecer a vigilância para a doença. O evento reuniu especialistas e interessados na saúde animal para discutir estratégias e compartilhar informações relevantes sobre o assunto.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo