DestaqueManchetesPecuária

Crescimento sólido no abate de bovinos, frangos e suínos no terceiro trimestre agita a indústria pecuária

No terceiro trimestre do ano, a indústria de abate de animais apresentou números notáveis de crescimento, de acordo com os resultados preliminares da Estatística da Produção Pecuária, divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bovinos: A produção pecuária de bovinos teve um aumento substancial, com o abate de 8,85 milhões de cabeças de bovinos. Esse número representa um crescimento de 5,8% em relação ao segundo trimestre deste ano e um impressionante aumento de 11,1% em comparação ao mesmo período de 2022. Essa produção pecuária resultou em um total de 2,36 milhões de toneladas de carcaças bovinas.

Frangos e Suínos: O abate de frangos também registrou números positivos, atingindo a marca de 1,58 bilhão de animais, refletindo um aumento de 1,4% em comparação com o segundo trimestre deste ano e um significativo crescimento de 3,1% em relação ao terceiro trimestre de 2022. A produção de carne de frango resultou em um total de 3,31 milhões de toneladas de carcaças.

A quantidade de suínos abatidos também apresentou um aumento notável, com um crescimento de 3,7% na comparação entre trimestres imediatamente anteriores. Foram abatidos 14,60 milhões de suínos de julho a setembro, o que representa um aumento de 0,5% em relação ao mesmo período de 2022. O peso acumulado das carcaças alcançou 1,37 milhão de toneladas.

Leite e Ovos: Além dos números expressivos no abate de animais, a pesquisa do IBGE também trouxe informações relevantes sobre produtos de origem animal. A aquisição de leite cru por estabelecimentos sob inspeção sanitária atingiu 6,20 bilhões de litros no terceiro trimestre, representando um aumento de 8,4% em relação ao segundo trimestre e de 0,8% na comparação anual.

No segmento de ovos de galinha, a produção atingiu 1,06 bilhão de dúzias no terceiro trimestre, demonstrando um crescimento de 1% na comparação entre trimestres imediatamente anteriores e um aumento de 1,9% na comparação anual.

Curtumes: Por fim, o levantamento revelou que os curtumes que trabalham no curtimento de pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano receberam 8,63 milhões de peças de couro de julho a setembro. Essa quantidade representa um crescimento notável de 3% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 6,6% em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. O setor de curtumes também contribuiu para o cenário positivo da indústria pecuária.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo