AgriculturaAgronegócio

Agronegócio Notícias – Secretário destaca inovações do agro brasileiro em evento sobre cooperação tecnológica com a China

2 Minutos de leitura
Imagem/Freepik
  • Imagem/Freepik

Fernando Camargo destacou os avanços nos últimos 50 anos e os preparativos para acelerar essas transformações no setor nas próximas décadas

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, participou  da II China-Brazil Innovation Week para debater cooperação tecnológica em agricultura, sustentabilidade, descarbonização, pesquisa e investimentos em inovação.

Por meio de vídeo, o secretário destacou, em painel de alto nível, os importantes avanços da inovação na agricultura brasileira nos últimos 50 anos e os preparativos para acelerar essas transformações no setor nas próximas décadas.

“Graças a investimentos maciços em ciência, tecnologia e inovação, o Brasil concretizou uma revolução verde na produção de alimentos, garantindo a segurança alimentar da sua população, além de se tornar um dos principais produtores e exportadores mundiais de alimentos, atendendo às necessidades alimentares de mais de 800 milhões de pessoas mundo afora”, destacou Camargo.

Segundo o secretário, o futuro dos sistemas agroalimentares no Brasil deve se basear em dois grandes pilares: a sustentabilidade/bioeconomia e a inovação digital/Food Tech. Nesse sentido, destaca os esforços empreendidos na melhoria da infraestrutura digital para o setor agropecuário brasileiro, pavimentando sua entrada na nova era digital.

A partir disso, será possível popularizar cada vez mais as tecnologias tropicais sustentáveis de produção agrícola, permitindo ao país o cumprimento de suas metas climáticas assumidas internacionalmente, bem como o desenvolvimento do potencial bilionário que a bioeconomia nacional abriga.

“Essas são as ações que estamos desenvolvendo, com base em Ciência, Pesquisa e Inovação, para aumentarmos a produção de alimentos e preservarmos os ecossistemas e o meio ambiente para as próximas décadas. A China é uma grande parceira do Brasil nessa jornada”, pontuou o Secretário ao finalizar sua participação.

A II China-Brazil Innovation Week é realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Xangai, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Venture Cup China. O evento acontece de 16 a 18 de agosto em modo presencial na cidade de Xangai, China, para o público chinês, e online para o público brasileiro.

Informações: MAPA

701 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
Agricultura

Agronegócio Notícias - Zoneamento agrícola de risco climático é publicado com destaque para regiões Norte e Nordeste

As culturas foram: milho de 1ª safra, consórcio milho com braquiária e algodão herbáceo   Foram publicadas no Diário Oficial da União …
AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Com expressiva procura do público, curso de produção de bioinsumos terá outras turmas

O consumo de bioinsumos pelos produtores brasileiros é quase o dobro em comparação à média mundial O cultivo de morangos de Adriano…
AgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Exportações do agronegócio atingem US$ 10,9 bilhões em agosto

Somente em 2013, as exportações brasileiras do agro tinham alcançado a marca para o mês. Alta dos preços no mercado externo favoreceu…

Deixe um comentário