AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias – Produtos de seguro para olerícolas serão avaliados em videoconferência do Mapa

2 Minutos de leitura
Imagem/Freepik
  • Imagem/Freeík

Evento virtual aberto do Monitor do Seguro Rural será no dia 20 de agosto. Objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 20 de agosto, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada ao seguro rural de 13 culturas olerícolas. O objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras para as culturas de repolho, beterraba, chuchu, pepino, cenoura, berinjela, alface, abóbora, abobrinha, couve-flor, vagem, ervilha e tomate, a fim de aprimorar os seguros com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores.

Para participar da videoconferência basta acessar o seguinte link da plataforma Teams na data e horário agendados: tinyurl.com/msrolericolas

O evento é virtual e limitado a 350 participantes, permitindo interação do público com perguntas e propostas aos produtos de seguros apresentados. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.

O seguro rural de olerícolas teve 1.884 apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no ano de 2020. “Será uma oportunidade de os produtores e técnicos dialogarem com as seguradoras para compreender o funcionamento e coberturas dos produtos de seguro rural que estão disponíveis no mercado”, explica o Secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Bastos Filho. As culturas olerícolas possuem 40% do valor do prêmio subvencionado pelo PSR, o maior percentual do programa independente do produto escolhido.

No caso das olerícolas, o seguro rural prevê coberturas especificas para cada cultura que podem variar de riscos nomeados, onde o produtor escolhe os riscos cobertos como geada e granizo, e a cobertura multirrisco com coberturas por riscos diversos como tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, chuva excessiva, seca, geada, variação excessiva de temperatura, entre outras.

Monitor do Seguro Rural

O projeto já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho de 2020 atingindo mais de 1700 participantes. As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas aqui: tinyurl.com/msrarquivos 

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho de 2020 e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas até o final de 2021. O monitor é uma oportunidade para os produtores e as cooperativas, com as entidades representativas, construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa.

Informações: MAPA

699 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Frutas e produtos cárneos despertam interesse no mercado da irradiação de alimentos

A aplicação dessa tecnologia para a conservação dos alimentos foi apresentada durante o Seminário sobre Irradiação de Alimentos Empresas que atuam com…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Inscrições para chamada pública para a maior feira de orgânicos do mundo são prorrogadas até 22 de setembro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou até o dia 22 de setembro o prazo para inscrições na chamada pública…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Concessão do Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas nativas sem ferrão A partir de 1º de outubro,…

Deixe um comentário