AgronegócioBrasil

Agronegócio Notícias – Pesquisa busca saber interesse de pequenos empresários na venda de produtos regionais e com Indicação Geográfica

1 Minutos de leitura
Imagem/Freepik
  • Imagem/Freepik

O registro de IG permite aos consumidores ter a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência

 

Uma pesquisa inédita com 90 mil empreendedores de pequeno e médio porte em todo o país vai mapear o interesse em vender produtos típicos regionais e o conhecimento sobre o significado de produtos registrados com Indicação Geográfica. O registro de IG permite aos consumidores ter a certeza de que estão adquirindo um produto diferenciado pela qualidade da sua procedência, além de valorizar a cultura local e fomentar atividades turísticas.

A pesquisa com as perguntas foi enviada por e-mail a pequenos negócios de todo o Brasil registrados no sistema do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , que coordena a iniciativa. Os empresários responsáveis por comercializar produtos com IG responderão a perguntas como se há interesse em vender produtos típicos de uma determinada região e se eles conhecem o significado de uma Indicação Geográfica.

O público-alvo de micro e pequenos empresários inclui minimercados; mercearias; delicatessen (loja de produtos alimentícios diferenciados); loja de produtos alimentícios naturais, orgânicos; padarias, confeitarias, lanchonetes; lojas de bebidas, cachaças, vinhos; chocolaterias; cafeterias; minitorrefações; restaurantes; lojas de artesanato, presentes, objetos decorativos, cerâmicas e joalherias.

Esse levantamento faz parte do trabalho de estruturação do Selo Brasileiro de Indicação Geográfica, que está sendo conduzido por um grupo de trabalho que reúne representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Ministério da Economia; do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Sebrae. Após o recebimento do conteúdo, as respostas serão compiladas pela equipe do Sebrae e divulgadas ao público.

 

 

Informações: MAPA

701 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
BrasilMundo

Agronegócio Notícias - No G20, ministra Tereza Cristina defende mais recursos para práticas inovadoras e sustentáveis no agro mundial

A ministra participou da sessão “Pesquisa como força motriz da Sustentabilidade”. No evento, em Florença, na Itália, Tereza Cristina destacou que os…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Frutas e produtos cárneos despertam interesse no mercado da irradiação de alimentos

A aplicação dessa tecnologia para a conservação dos alimentos foi apresentada durante o Seminário sobre Irradiação de Alimentos Empresas que atuam com…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Inscrições para chamada pública para a maior feira de orgânicos do mundo são prorrogadas até 22 de setembro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou até o dia 22 de setembro o prazo para inscrições na chamada pública…

Deixe um comentário