BrasilNotícias

Agronegócio Notícias – Mapa publica os requisitos básicos para capacitação dos peritos agrícolas do seguro rural

1 Mins read

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou o documento Requisitos Básicos para Capacitação de Peritos Rurais. A publicação é um complemento da Resolução nº 77 , do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, que estabeleceu os parâmetros mínimos a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola, esse conteúdo foi elaborado em parceria com a Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional dos Seguros Gerais (FenSeg) e visa fomentar a capacitação profissional indicando o conteúdo mínimo que as instituições públicas ou privadas devem observar na oferta de cursos de capacitação para esses profissionais. “Temos expectativa de que instituições públicas ou privadas e até mesmo as seguradoras comecem a ofertar esse curso básico no sistema de ensino à distância (EAD) ainda em 2020”.

Segundo Loyola, está previsto para o próximo ano, a elaboração do escopo de conteúdos da capacitação avançada, que terá atividades práticas de campo e de certificação dos peritos de seguro rural.

A publicação de 112 páginas tem 8 capítulos, que contemplam conhecimentos básicos da política agrícola e dos produtos e das modalidades de seguro rural, assim como os temas relevantes para a capacitação de peritos em vistorias prévias e de monitoramento para aceitação e acompanhamento dos riscos cobertos pelas apólices, inclusive perícias de sinistros, com objetivo de caracterizar e quantificar as perdas no campo. O capítulo final do documento é dedicado a orientações de conduta ética dos profissionais.

 

Informações: MAPA

441 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Procedimento poderá ser concluído em página da Receita na internet Os donos de imóveis rurais não precisarão mais ir a uma unidade…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cursos de formação do Programa Titula Brasil já têm mais de 7,8 mil inscritos

As capacitações são obrigatórias para quem vai trabalhar nos Núcleos Municipais de Regularização Fundiária Mais de 7,8 mil pessoas se inscreveram para…
BrasilEconomia

Agronegócio Notícias - Ministério eleva a R$ 89,4 bi previsão de superávit comercial este ano

Alta das commodities e do consumo global motivaram nova projeção A alta internacional das commodities (bens primários com cotação internacional) e a recuperação do…

Deixe uma resposta