BrasilGoiás

Agronegócio Notícias – Mapa promove live com resultados de projeto de pesca sustentável do camarão

De 10 a 13 de agosto, será realizada a live “Pesca Sustentável do Camarão: Projeto REBYC II-LAC”, no canal da Enagro, no Youtube. O objetivo do evento é apresentar os principais resultados do projeto, incluindo os testes com Dispositivos Redutores de Fauna Acompanhante (BRDs) e as propostas dos Planos de Gestão da Pesca de Camarões para a costa brasileira.

A cada dia do evento serão abordadas, pelos pesquisadores do Projeto REBYC II – LAC e gestores da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, as propostas dos planos de gestão e os resultados com os experimentos de BRD conforme as características oceanográficas e de pescarias de cada região.

REBYC II-LAC

O projeto “Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe” – REBYC II-LAC – é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) para promover a gestão sustentável e a redução de desperdícios na pesca de camarões em seis países. No Brasil, o projeto é liderado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa.

O projeto se concentra na aplicação da Abordagem Ecossistêmica na Gestão Pesqueira (AEGP) para construir propostas de Planos de Gestão da Pesca de Camarões, de maneira participativa, a partir do saber tradicional de pescadores e pescadoras de camarão. Foram realizadas mais de 60 oficinas participativas, abrangendo 156 comunidades pesqueiras, com quase 2.000 atores, incluindo o setor pesqueiro, pesquisadores e gestores governamentais e não governamentais das três esferas de governo.

Programação

Veja como será a programação da live:

10/08 – Live REBYC II-LAC Norte: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Pará, Maranhão e Piauí.

11/08 – Live REBYC II-LAC Nordeste: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, da Paraíba, de Alagoas, de Sergipe e norte da Bahia.

12/08 – Live REBYC II-LAC Central: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados da Bahia, do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

13/08 – Live REBYC II-LAC Sudeste/Sul: apresentação dos resultados do Projeto REBYC II – LAC nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

 

Informações: MAPA

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo