Agricultura

Agronegócio Notícias – Mapa lança curso de capacitação nas plataformas e aplicativos agroclimáticos do Inmet

Durante minicurso virtual, meteorologistas do Instituto farão a análise do prognóstico climático para o Brasil no primeiro trimestre de 2021

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no dia 14 de dezembro, das 15h às 17h30, um minicurso virtual de capacitação nas plataformas e aplicativos agroclimáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O evento é voltado para atender aos técnicos agropecuários, produtores rurais, profissionais do mercado de seguro rural e instituições financeiras, bem como gestores governamentais que executem políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

No ano em que completou 111 anos, o Inmet lançou várias novidades na prestação dos serviços de previsão do clima e do tempo. Um novo portal foi criado e dois novos aplicativos estão facilitando o acesso da sociedade às informações agroclimáticas.

A coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra, explica que o curso irá apresentar as ferramentas e produtos meteorológicos que podem auxiliar o agronegócio brasileiro. “Dentre as ferramentas destaca-se os aplicativos do Sistema de Suporte à Decisão Agropecuária (Sisdagro) e de Previsão de Tempo do Inmet, além do prognóstico climático de chuva e temperatura para o primeiro trimestre de 2021”, finaliza.

“Os serviços agroclimáticos prestados pelo Inmet são importantes na gestão de riscos do agronegócio e fundamentais para apoiar o setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário”, diz o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola.

Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados a seguinte plataforma Teams: tinyurl.com/capacitacaoinmet

Os interessados não precisam realizar inscrições, mas é recomendado que baixem os aplicativos e conheçam os boletins e informativos do portal do Inmet.

Os Boletins mensais agroclimáticos podem ser acessados em torno do dia 10 de cada mês em https://portal.inmet.gov.br/boletinsagro

Os Informativos meteorológicos semanais são acessados em https://portal.inmet.gov.br/informativos

Previsão do Tempo 

O Inmet disponibiliza um aplicativo de Previsão do Tempo com diversas funcionalidades e informações meteorológicas. Além da previsão de tempo para todo o Brasil, o aplicativo oferece informações em tempo real de todas as estações meteorológicas do instituto, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar meteorológico.

O grande diferencial do aplicativo são os avisos meteorológicos. Sempre que um aviso meteorológico for emitido para a região do usuário, uma notificação será enviada diretamente para o celular com as informações do tipo de aviso, severidade e duração.

Sisdagro

O Sisdagro foi desenvolvido com o objetivo de apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento, monitoramento e tomadas de decisão. O seu público-alvo é constituído por produtores e extensionistas rurais, técnicos agropecuários e agrônomos, pesquisadores e gestores governamentais que executam políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

O sistema oferece ferramentas para o monitoramento das condições agrometeorológicas vigentes até a data da consulta ao sistema, bem como condições previstas para os próximos cinco dias. Estas ferramentas fazem uso, em geral, de informações meteorológicas registradas em uma rede de estações do Inmet, bem como de dados obtidos pelo modelo de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura do ar, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.

 Inmet

Desde 1909, o Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas; elaborar e divulgar em nível nacional a previsão do tempo; promover a execução de estudos e levantamentos climatológicos aplicados ao setor agrícola; acompanhar a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas; coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados; entre outras funções.

Além disso, o Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por delegação da entidade, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

 

Informações: MAPA

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo