Agricultura

Agronegócio Notícias – Mapa e Esalq firmam Acordo de Cooperação Técnica para aprimorar ações de defesa agropecuária brasileira

1 Minutos de leitura
Imagem/Freepik

A cooperação visa apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a modernização das atividades

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, e a Universidade de São Paulo (USP), representada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – (Esalq), assinaram termo de cooperação técnica, que tem como objetivo a geração de inteligência, conhecimentos e inovação para o aprimoramento das ações da defesa agropecuária brasileira.

“A modernização e a melhoria na prestação dos serviços de defesa agropecuária deve ser uma busca permanente, impulsionada pelas demandas do setor e da sociedade, para oferecermos serviços e fiscalizações com a qualidade adequada”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.

A cooperação visa apoiar a prestação de serviços e as ações de fiscalização da defesa agropecuária por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a adoção de inovações e a modernização das atividades, a realização de estudos, pesquisas e a geração de índices, indicadores e modelos preditivos que ofereçam suporte técnico para o aprimoramento de suas ações. Está previsto também o intercâmbio de servidores públicos, funcionários e pesquisadores associados para ações específicas e a realização de capacitação e troca de pesquisa e de ensino.

Os serviços de defesa agropecuária são amplos e incidem sobre todo o setor. Com isso, espera-se que as soluções tecnológicas apresentadas, a partir deste acordo de cooperação, sejam inovadoras e permitam a modernização das atividades de regulação normativa, prestação de serviços e fiscalização, beneficiando a agropecuária brasileira.

O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições tem o prazo de 5 anos para execução das atividades previstas no Plano de Trabalho, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

 

 

Informações: MAPA

701 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
Agricultura

Agronegócio Notícias - Zoneamento agrícola de risco climático é publicado com destaque para regiões Norte e Nordeste

As culturas foram: milho de 1ª safra, consórcio milho com braquiária e algodão herbáceo   Foram publicadas no Diário Oficial da União …
AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Com expressiva procura do público, curso de produção de bioinsumos terá outras turmas

O consumo de bioinsumos pelos produtores brasileiros é quase o dobro em comparação à média mundial O cultivo de morangos de Adriano…
Agricultura

Agronegócio Notícias - Produtores que contrataram seguro rural ou Proagro devem respeitar o calendário de semeadura e o Zarc para plantio da soja

O calendário de semeadura considera parâmetros fitossanitários e faz parte da estratégia para o manejo da Ferrugem Asiática da Soja. Já o…

Deixe um comentário