AgriculturaBrasilDestaqueEconomiaManchetesMundoNotícias de GoiásNotícias do Agronegócio em Goiás

Zâmbia abre suas portas para o café brasileiro: uma nova fronteira para exportação agrícola

O anúncio da aprovação sanitária e subsequente autorização para a importação de café em grão verde (‘Coffea arabica’) do Brasil pelo governo da Zâmbia foi recebido com entusiasmo pelo governo brasileiro. Essa notícia marca não apenas uma conquista significativa para o setor agrícola brasileiro, mas também promete fortalecer os laços comerciais entre os dois países.

O Ministério da Agricultura zambiano comunicou que concluiu o processo de análise de risco de pragas, resultando na formulação de regulamentos fitossanitários para a importação de café em grão originário do Brasil. Essa etapa significa que o Brasil agora está oficialmente habilitado a exportar café para a Zâmbia.

As operações de exportação e importação de café em grão verde brasileiro poderão ser iniciadas através da inscrição na Janela Única Eletrônica da Zâmbia (“Zambia Electronic Single Window” – ZESW), disponível no site oficial.

Essa abertura do mercado zambiano não apenas oferece oportunidades imediatas para os produtores brasileiros, mas também abre perspectivas futuras, especialmente considerando o grande potencial do continente africano em termos de crescimento econômico e expansão demográfica. Segundo dados do “International Trade Center”, a Zâmbia importou entre US$ 600 milhões e US$ 800 milhões em café anualmente, com África do Sul, Guiné Equatorial e Botswana sendo os principais fornecedores em 2022.

A autorização para a importação de café brasileiro pela Zâmbia é esperada para impulsionar o comércio bilateral e fortalecer ainda mais os laços entre esses dois parceiros importantes na África.

Este resultado é resultado do trabalho colaborativo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacando a importância da cooperação interinstitucional para o sucesso das relações comerciais internacionais.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo