AgriculturaBrasilDestaqueManchetes

Ministros Fávaro e Waldez impulsionam projetos agrícolas para reduzir disparidades sociais

Os Ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se encontraram nesta quinta-feira (07) para discutir iniciativas voltadas para a agricultura em Mato Grosso, visando combater as desigualdades sociais na região. Os projetos abordam questões de irrigação e integração das rotas de produção agrícola.

Com ênfase nas regiões da Baixada Cuiabana, Pantanal e Araguaia, a proposta se baseia em sistemas Agroflorestais para irrigação e produção de alimentos. Além disso, a recuperação das bacias do Pantanal, integrada a um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está alinhada com as discussões realizadas durante o encontro.

“Focamos muito nisso. É uma diretriz do presidente Lula integrar o projeto do BID Pantanal ao nosso sistema de arranjos produtivos”, destacou Fávaro.

Segundo o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, as equipes dos ministérios estão colaborando de forma coordenada para transformar esses projetos em realidade em Mato Grosso.

“Foram discutidos projetos importantes para Mato Grosso, liderados pelo Fávaro em colaboração com o Governo Federal, especialmente destacando duas políticas públicas: arranjos produtivos locais e integração de rotas e produtos de origem climática e irrigação”, explicou Waldez Góes.

Ele também salientou que os projetos estão alinhados com as diretrizes do presidente da República. “Vamos atuar nas regiões mais necessitadas de políticas públicas para reduzir as desigualdades”, afirmou.

Outra proposta apresentada por Fávaro para enfrentar as disparidades e fortalecer os produtores rurais e a agricultura familiar é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar.

“Estamos implementando o SISBI para que todos os produtores da agricultura familiar possam comercializar seus produtos em todo o Brasil com segurança”, acrescentou.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo