Brasil

Agronegócio Notícias – União evita pagamentos indevidos de auxílio por vazamento de óleo no Nordeste em 2019

1 Mins read
  • Imagem/Freepik

União evita pagamentos indevidos de auxílio por vazamento de óleo no Nordeste em 2019

A União conseguiu demonstrar que 85% dos pedidos judiciais para pagamento do auxílio emergencial pecuniário a pescadores afetados pelo vazamento de óleo ocorrido em 2019 não atendiam aos requisitos exigidos. Segundo os dados levantados pela Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ação resultou em uma economia de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos. 

O auxílio emergencial pecuniário foi criado pela Medida Provisória 908/2019 e beneficiou pescadores profissionais artesanais de municípios dos nove estados do Nordeste e do Espírito Santo atingidos pelo vazamento de óleo. Mais de 65 mil pescadores foram afetados e receberam o auxílio emergencial, no valor de R$ 1.996,00, pagos em duas parcelas. 

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa ficou responsável por encaminhar ao Ministério da Cidadania a relação dos pescadores aptos a receber o benefício segundo a MP. Basicamente, os requisitos eram três: estar ativo no sistema do Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), estar cadastrado nesse sistema como pescador de mar ou de estuário, além de estar cadastrado como pescador de município atingido pelo óleo, conforme mapeamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 

Informações: MAPA

Agronegócio Notícias
380 posts

Agronegócio Notícias

About author
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Articles
Related posts
BrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias - CNI: 82% das grandes empresas pretendem investir em 2021

Devido à pandemia, apenas 69% conseguiram de fato investir em 2019 Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 82% das…
AgriculturaBrasil

Agronegócio Notícias - Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 atributos A partir de agora, assim como o café…
AgronegócioBrasil

Agronegócio Notícias - Mapa divulga lista preliminar de embarcações habilitadas para pesca da tainha em 2021

As embarcações que não foram habilitadas podem recorrer Foi publicada  a Portaria SAP/MAPA n°53 que traz a relação preliminar das embarcações habilitadas e…

Deixe uma resposta