Brasil

Agronegócio Notícias – União evita pagamentos indevidos de auxílio por vazamento de óleo no Nordeste em 2019

1 Mins read
  • Imagem/Freepik

União evita pagamentos indevidos de auxílio por vazamento de óleo no Nordeste em 2019

A União conseguiu demonstrar que 85% dos pedidos judiciais para pagamento do auxílio emergencial pecuniário a pescadores afetados pelo vazamento de óleo ocorrido em 2019 não atendiam aos requisitos exigidos. Segundo os dados levantados pela Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ação resultou em uma economia de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos. 

O auxílio emergencial pecuniário foi criado pela Medida Provisória 908/2019 e beneficiou pescadores profissionais artesanais de municípios dos nove estados do Nordeste e do Espírito Santo atingidos pelo vazamento de óleo. Mais de 65 mil pescadores foram afetados e receberam o auxílio emergencial, no valor de R$ 1.996,00, pagos em duas parcelas. 

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa ficou responsável por encaminhar ao Ministério da Cidadania a relação dos pescadores aptos a receber o benefício segundo a MP. Basicamente, os requisitos eram três: estar ativo no sistema do Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), estar cadastrado nesse sistema como pescador de mar ou de estuário, além de estar cadastrado como pescador de município atingido pelo óleo, conforme mapeamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

 

Informações: MAPA

487 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
BrasilGoiâniaGoiás

Agronegócio Notícias - Sistema Nacional de Meteorologia irá integrar ações de previsão do tempo

O Inmet será o grande integrador da meteorologia no Brasil, o responsável pela emissão dos alertas O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),…
AgronegócioBrasil

Agronegócio Notícias - Mapa inicia tomada pública de subsídios sobre os Programas de Autocontrole

As contribuições poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Objetivo é permitir a ampla participação de órgãos, entidades ou pessoas…
BrasilEconomia

Agronegócio Notícias - Com crescimento de 14,4% em 2020, número de cervejarias registradas no Brasil passa de 1,3 mil

O número total de registros de produto para cerveja no Brasil chegou a 33.963. Os dados estão no Anuário da Cerveja 2020…

Deixe uma resposta