Brasil

Agronegócio Notícias – Ministérios do Turismo e da Agricultura finalizam seleção dos oito roteiros do Projeto Experiências do Brasil Rural

Processo é fruto de parceria com a Universidade Federal Fluminense que, após análise de recursos, confirmou o resultado preliminar divulgado no início do mês

Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados. Agora, eles passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, aponta que a ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira”, aponta.

Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.

Segundo o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a próxima etapa será o diagnóstico e desenvolvimento do plano de ação para cada um dos roteiros selecionados. “Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento dos roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é conseguirmos inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos locais que integram o roteiro turístico rural”, explica.

Para o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, o turismo rural representa uma ferramenta importante para impulsionar a produção familiar e uma alternativa de renda para o campo. “Quando o turista chega para conhecer a propriedade rural, muitas vezes adquire produtos artesanais e agropecuários produzidos por agricultores familiares, característicos daquela região, conhecidos como produtos associados ao turismo. Isso gera nova possibilidade de renda para os pequenos produtores e proporciona ao turista experiências de consumo que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente daquela região”.

Os oito roteiros turísticos selecionados já haviam sido divulgados no início do mês e, após uma etapa de análise de recursos, tiveram suas candidaturas confirmadas. Eles estão localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

Acesse AQUI ou veja abaixo os oito roteiros selecionados para o Projeto Experiências do Brasil Rural:

Região Norte

– Rota Amazônia Atlântica (PA)

Cadeia produtiva: Frutos da Amazônia

Região Nordeste

– Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)

Cadeia produtiva: Queijo e Frutos da Amazônia

Região Sul

– Caminhos do Campo (SC)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

– Ferradura dos Vinhedos (RS)

Cadeia produtiva: Queijo e Vinho

– Roteiro Farroupilha Colonial (RS)

Cadeia produtiva: Vinho

Região Sudeste

– Agroturismo (ES)

Cadeia produtiva: Queijo, Vinho e Cerveja

– Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG)

Cadeia produtiva: Queijo

– Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)

Cadeia produtiva: Queijo e Cerveja 

Turismo Rural

O Projeto Experiências do Brasil Rural integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Entre os benefícios do fortalecimento deste segmento está a construção de uma alternativa de renda para o campo, apoio na estabilização da economia local e criação de negócios e empregos diretos e indiretos.

O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região. Para saber mais, acesse o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural. 

 

Informações: MAPA

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo