AgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Inflação para baixa renda avança em março

A inflação para as famílias que vivem com renda mensal de até 2,5 salários mínimos subiu 0,49% em março e ficou bem acima da taxa de 0,02% de fevereiro.

Com o resultado, o IPC – C1, Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 ficou acima do IPC-BR,  que mede a inflação para todas as faixas de renda e variou 0,34% em março.

Com a taxa do mês de março, divulgada pela Fundação Getulio Vargas, o IPC – C1 acumula alta de 1,07% no ano e 3,88% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram alta em suas taxas de variação, sendo que o destaque foi o grupo Alimentação, que passou de  0,51% em fevereiro, para 1,63% em março.

Os preços que mais subiram foram das hortaliças e dos legumes. No grupo Habitação, a maior contribuição foi da alta da tarifa de eletricidade residencial; em Saúde e Cuidados Pessoais, os artigos de   higiene; em Educação, Leitura e Recreação, as passagens aéreas; e em Comunicação, as mensalidades para TV por assinatura.

Em contrapartida, os grupos Vestuário, Despesas Diversas e Transportes apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar a queda nos preços das roupas, da tarifa postal e da tarifa de táxi, respectivamente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo