BrasilMundo

Agronegócio Notícias – Combate à fome e papel das mulheres na produção de alimentos são temas do primeiro dia de evento em Roma

3 Minutos de leitura
Imagem/Freepik
  • Imagem/Freepik

Ministra Tereza Cristina participou de painel sobre soluções para a erradicação da fome no mundo e de debate com ministras e vice-ministras da Agricultura das Américas

 

A importância do papel das mulheres no setor agrícola foi debatida nesta segunda-feira (26) durante o Primeiro Fórum de Ministras e Vice-Ministras da Agricultura das Américas. Com o tema “As Mulheres à frente da Transformação dos Sistemas Agroalimentares”, o evento foi promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA) paralelamente ao primeiro dia da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares.

O objetivo do fórum é ressaltar o papel das mulheres que, nos níveis mais elevados da função pública, trabalham pelo desenvolvimento sustentável dos sistemas agroalimentares, gerando um espaço de diálogo e intercâmbio de informações. A ministra do Brasil, Tereza Cristina, destacou que a igualdade de gênero deve ser fortalecida como uma das ferramentas para promover a inclusão social e o crescimento econômico.

“Percebemos um crescimento constante da presença da mulher na produção de alimentos, fibras e energias renováveis, sem contar seu papel na economia do cuidado, internacionalmente definida como care economy. Essa realidade demonstra que o empoderamento feminino é fundamental para garantir a segurança alimentar global”, disse a ministra, lembrando que o percentual de propriedades rurais lideradas por mulheres passou de 24% em para 28% em 2015. “Ainda é muito pequeno”, ressaltou.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, disse que as estatísticas mostram a “invisibilidade” das mulheres, especialmente no setor agrícola. “É um trabalho que está sub-registrado, pois é considerado como um trabalho doméstico, e não está sendo reconhecido”. Ele Colocou o IICA à disposição para ajudar a realizar as demandas apresentadas pelas ministras.

A secretária-geral Ibero-americana do IICA, Rebeca Grynspan, destacou a capacidade transformadora e propositiva das mulheres. “Não somos um grupo vulnerável. Somos vulneráveis em nossos direitos, mas isso não é intrínseco. Queremos ser vistas em nossa capacidade transformadora do mundo rural e da sociedade”.

Também participaram do debate as ministras de Antígua e Barbuda, Samantha Marshall, do Chile, María Emilia Undurraga Marimón, do Equador, Tanlly Vera, a ministra adjunta do Canadá, Natasha Kim; e a Secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Jewel H. Bronaugh.

Segurança Alimentar

Tereza Cristina está em Roma para representar o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na manhã de hoje, ela discursou durante o painel Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably, destacando a importância de esquemas de compras governamentais, inclusive para programas de alimentação escolar, como o Programa de Aquisição de Alimentos adotado no Brasil.

“Eles canalizam alimentos para os grupos mais vulneráveis da sociedade e promovem hábitos alimentares saudáveis e também proporcionam renda aos agricultores familiares. São políticas que podem ser facilmente replicadas em outros países e com impacto significativo”.

No nível global, ela disse que o esforço conjunto para acabar com a fome exige mais comércio livre na agricultura, transferência de tecnologia e capacitação. “Devemos também reduzir fortemente a perda e o desperdício de alimentos. E também é fundamental respeitarmos as realidades locais e culturais”, concluiu.

A ministra continuará em Roma nos próximos dias participando de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.

Programa

Confira as principais participações da ministra Tereza Cristina na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, em Roma.

Os horários são locais (+5h em relação ao Brasil). A programação poderá ser acompanhada pelo site do evento 

Dia 26/7

9h – Plenária de Abertura. Tema: Uma visão ousada para o aprimoramento dos Sistemas Alimentares.
Local: Plenary Hall

11h30 – Sessão Paralela: Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably
Local: Green Room
Ministra fará intervenção

15h – Cerimônia Oficial da Pré-Cúpula
Local: Plenary Hall

18h – I Foro de Ministras e Secretárias de Agricultura do hemisfério (organizado pelo IICA)
Local: Embaixada do Brasil 

Dia 27/7

10h30 a 18h – Reuniões bilaterais

19h30 – Side Event IICA “Los sistemas alimentarios: una visión desde la agricultura de las Américas
Local: Embaixada do Brasil 

Dia 28/7

11h30 – Plenário Síntese
Local: Plenary Hall

15h – Plenária de Encerramento
Local: Plenary Hall

 

Informações: MAPA

701 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
BrasilMundo

Agronegócio Notícias - No G20, ministra Tereza Cristina defende mais recursos para práticas inovadoras e sustentáveis no agro mundial

A ministra participou da sessão “Pesquisa como força motriz da Sustentabilidade”. No evento, em Florença, na Itália, Tereza Cristina destacou que os…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Frutas e produtos cárneos despertam interesse no mercado da irradiação de alimentos

A aplicação dessa tecnologia para a conservação dos alimentos foi apresentada durante o Seminário sobre Irradiação de Alimentos Empresas que atuam com…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Inscrições para chamada pública para a maior feira de orgânicos do mundo são prorrogadas até 22 de setembro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou até o dia 22 de setembro o prazo para inscrições na chamada pública…

Deixe um comentário