AgriculturaBrasil

Agronegócio Notícias – Ato normativo é alterado após contestação realizada pelo Painel de Controvérsias

1 Mins read
  • Imagem/Freepik

Qualquer entidade representativa de classe pode apresentar contestação fundamentada para pontos específicos de atos normativos relativos a ações da SDA

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 105 que altera a redação do artigo de vedações de rotulagem e propaganda de produtos destinados à alimentação de animais de companhia da Instrução Normativa nº 30/2009.

Essa é a primeira vez que um ato normativo é alterado por meio de contestação realizada no Painel de Controvérsias da Secretaria de Defesa Agropecuária (PCDA). A ferramenta busca permitir que a sociedade e o setor regulado auxiliem a SDA a promover os ajustes necessários em seus atos normativos.

“O processo de avaliação de controvérsia ocorre de maneira fundamentada, ordenada, transparente e isonômica. Neste caso, o prazo de avaliação e alteração foi de 30 dias, demonstrando agilidade, além de promover o aperfeiçoamento da qualidade regulatória”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Controvérsia de Atos Normativos 

Qualquer entidade representativa de classe pode apresentar contestação fundamentada para pontos específicos de atos normativos relativos a ações da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os questionamentos podem ser feitos em relação a instruções normativas, portarias, ofícios, norma operacional e manuais. Podem ser questionados também atos interministeriais, desde que o pedido de controvérsia seja limitado à parte relativa à defesa.

 

Informações: MAPA

543 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
Agricultura

Agronegócio Notícias - Jornada Agro Íntegra recebe inscrições até dia 18 de junho

Pequenas e médias empresas e cooperativas do setor agro receberão capacitação gratuita sobre integridade e compliance Estimular o fortalecimento de práticas de…
Agricultura

Agronegócio Notícias - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registra fungicida inédito para controle do mofo branco

O produto é utilizado nos Estados Unidos, na Austrália e na União Europeia O Ato n° 26 do Departamento de Sanidade Vegetal e…
AgriculturaBrasil

Agronegócio Notícias - Consulta pública colhe sugestões sobre concessões florestais para manejo em 2022

O Plano Anual de Outorga Florestal foi disponibilizado pelo Serviço Florestal Brasileiro e está aberto para consulta pública até o dia 15…

Deixe uma resposta