AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias – Abacaxi, banana e castanha de caju terão bônus de desconto do PGPAF em novembro

1 Minutos de leitura
Imagem/Freepik

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou a relação dos produtos agrícolas com bônus de desconto em novembro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de novembro a 9 de dezembro deste ano, conforme a Portaria Nº 38, da Secretaria de Política Agrícola.

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi, açaí (fruto de cultivo), banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado (amêndoa), cará/inhame, castanha de caju, cebola, feijão caupi, laranja, manga e maracujá.  Desses produtos, abacaxi (SE), banana (PB e PE), a castanha de caju (PE), o feijão caupi (TO e MA) e a manga (BA) não constavam na lista de outubro.

Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência. Desta forma, o produtor rural pode utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O clima e a época do ano são os  principais responsáveis pela variação de preços, na ocorrência de elevação ou queda das safras. A concorrência de produtos de outros estados pode também contribuir para a oscilação de preços.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pelo Mapa, que repassa recursos aos agentes financeiros para que estes concedam o desconto aos produtores nos financiamentos do Pronaf de forma automática, sem necessidade de solicitação.

Para mais informações, entre em contato com a equipe técnica pelos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected]

 

 

 

Informações: MAPA

743 matérias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Oito consórcios públicos municipais recebem títulos de adesão ao Sisbi

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou nesta sexta-feira (26) Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos…
AgronegócioBrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias - Conselho Monetário Nacional faz ajustes no direcionamento dos recursos do Funcafé

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (25) a realocação para os financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé)…
Brasil

Agronegócio Notícias - Ministra defende protagonismo do Brasil na agricultura de baixa emissão de carbono

Durante agendas  em Campo Grande (MS), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reforçou o protagonismo brasileiro na produção agropecuária com…

Deixe um comentário