BrasilDestaqueManchetes

Workshop promovido pelo Mapa e IICA discute estratégias para mitigar perdas e desperdícios de alimentos

No intuito de debater os desdobramentos de um estudo abarcando a distribuição e utilização dos alimentos ao longo da cadeia produtiva, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu o evento “Redução das Perdas e Desperdícios de Alimentos: Iniciativas da Agropecuária em prol da Sustentabilidade” nesta última terça-feira (28).

Com respaldo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agropecuária (IICA), o workshop adotou um formato híbrido, visando a reunir contribuições e análises do estudo para embasar políticas públicas capazes de enfrentar essa temática. A meta foi gerar ações que facilitem a transferência de soluções tecnológicas alinhadas à economia circular, além de impulsionar campanhas educativas para provocar uma mudança comportamental.

A colaboração entre o Mapa e o IICA se traduziu em um trabalho de consultoria voltado para diagnosticar perdas e desperdícios de alimentos em todas as fases da cadeia, desde a produção até o abastecimento. O escopo da pesquisa abarcou perdas após a colheita e desperdícios no varejo.

Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, ressaltou que a iniciativa do Mapa em promover debates a partir de estudos sobre perdas e desperdícios de alimentos reconhece a responsabilidade da instituição diante de um problema que afeta milhares de brasileiros.

“Este encontro convida todos os envolvidos na cadeia a refletirem não apenas sobre as causas e problemas relacionados à insegurança alimentar e ao desperdício, mas também sobre a ação necessária, seja por meio de políticas públicas, seja pela iniciativa privada, para minimizar essas questões. É crucial conscientizarmo-nos de que todos temos um papel na solução”, completou Miranda.

Christian Fischer, coordenador de Operações do IICA no Brasil, enfatizou que toneladas de alimentos, resultado de esforços e recursos significativos, são perdidos em todas as etapas produtivas, o que representa um desperdício trágico de recursos naturais. O objetivo principal do encontro foi destacar soluções e iniciativas capazes de transformar esse cenário, destacando a importância do trabalho conjunto para reverter a situação.

A consultora responsável pelo estudo, Carla Saraiva, observou que o estudo identificou várias ações no Brasil para redução de perdas e desperdícios, tanto governamentais quanto não governamentais, com eficácia e resultados positivos. Contudo, ressaltou que há muito a ser feito, tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil.

O workshop, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas (Decap/SDI), contou com a presença da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; da coordenadora Geral de Equipamentos Públicos do Ministério do Desenvolvimento de Assistência Social, Família e Combate à Fome, Natalia Tenuta; do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca; do presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan; do diretor do Decap, Clecivaldo Ribeiro, além de outros convidados.

Dados da FAO destacam que a insegurança alimentar é um problema grave resultante da falta de acesso das populações mais pobres a uma dieta equilibrada. Aproximadamente 30% de toda a produção mundial de alimentos para consumo humano é perdida anualmente, o equivalente a 15% de todas as calorias produzidas. Cerca de 54% da perda e desperdício mundial de alimentos ocorre nas fases iniciais de produção e armazenagem, enquanto os restantes 46% ocorrem durante o processamento, distribuição e consumo.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo