BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Preços da alface em queda: Conab revela dados do mercado hortigranjeiro em dezembro de 2023

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, divulgou nesta segunda-feira (22) o primeiro Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) de 2024, trazendo informações significativas sobre o mercado de hortaliças e frutas no Brasil. De acordo com o relatório, a alface, uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros em suas saladas, registrou uma queda no preço médio de 18,01% em dezembro de 2023, após um aumento no mês anterior. Essa diminuição nos preços foi especialmente notável nas centrais de Abastecimento de São Paulo e do Rio de Janeiro, com quedas de 29,69% e 11,21%, respectivamente.

O estudo mensal analisa os preços de frutas e hortaliças comercializados em dez centrais de Abastecimento (Ceasas) em todo o país. Segundo o levantamento, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) teve a maior influência na média de preços, devido ao aumento no volume de alface comercializado em comparação com novembro, resultando em uma queda de 10% nos preços no mercado atacadista paulista.

Por outro lado, o mercado atacadista viu um encarecimento no preço da batata comum (inglesa), que subiu 20,37% em dezembro pelo terceiro mês consecutivo. As maiores altas foram registradas nas Ceasas de Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Boletim Hortigranjeiro de Janeiro de 2024 apontou que a demanda por batatas aumentou devido às festas de fim de ano, o que contribuiu para a elevação dos preços. A cenoura também teve um aumento significativo em todas as Ceasas analisadas, com uma média de 18,78% em relação a novembro, sendo o maior incremento observado em Goiânia.

Os preços do tomate, após meses de queda, voltaram a subir em dezembro, com uma alta de 10,33% em relação à média de novembro. As maiores remarcações ocorreram nas Ceasas do Rio de Janeiro, Acre, Minas Gerais e São Paulo.

No que diz respeito à cebola, houve uma elevação de preço menor em relação a novembro, com algumas Ceasas registrando diminuição nos preços, enquanto outras viram um aumento.

Além disso, o boletim destacou que as frutas, em geral, tiveram um aumento nos preços devido à entressafra nas regiões produtoras. A banana teve elevação das cotações e queda na comercialização. A caixa de laranja também viu um aumento no valor comercializado devido à diminuição da oferta e forte demanda no varejo. Os preços das maçãs, melancias e variedades de mamão foram afetados pela escassez de oferta e pela menor qualidade do mamão disponível no mercado.

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são coletados mensalmente nas centrais de Abastecimento de diversas cidades do país, proporcionando uma visão abrangente do mercado hortigranjeiro no Brasil.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo