AgriculturaBrasilDestaqueManchetes

Portal Agronegócio Notícias – Mapa autoriza 51 novos agrotóxicos para controle de pragas na agricultura

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária liberou, nesta terça-feira (05), por meio do Ato nº 52, no Diário Oficial da União, o registro de 51 defensivos agrícolas formulados. Nove desses produtos são de baixo impacto, ampliando as opções sustentáveis para os agricultores.

Entre os lançamentos, destaca-se um produto que combina Bacillus thuringiensis e Brevibacillus laterosporus. O Bacillus thuringiensis, conhecido como BT, já é amplamente utilizado no controle de pragas, enquanto a novidade é a presença da bactéria Gram-positiva Brevibacillus laterosporus. Estudos indicam sua eficácia no controle de insetos, e este produto foi aprovado para lidar com Chrysodeixis includens (falsa medideira), Tuta absoluta (traça-do-tomateiro) e Spodoptera frugiperda (lagarta do milho).

Outro registro notável é de um produto à base de extrato de Argemone mexicana, planta utilizada em terapêutica em alguns países. Este foi autorizado para o controle de Bemisia tabaci biótipo B em melão e tomate; Dalbulus maidis no milho; Euschistus heros na soja.

Em 2023, já foram registrados 72 produtos de baixo impacto, somando um total de 489 novos produtos disponíveis para os agricultores, evidenciando uma crescente preocupação com práticas sustentáveis na agricultura.

No caso dos produtos químicos, a inovação está na mistura de ativos já registrados, muitos deles comparáveis aos produtos genéricos em medicina. O registro de defensivos genéricos visa reduzir a concentração de mercado, promovendo uma concorrência mais equilibrada e custos de produção menores para a agricultura brasileira.

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já previamente registrados no país. Todos os produtos registrados passaram por análises e aprovações de órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, seguindo critérios científicos alinhados às melhores práticas internacionais.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo