AgriculturaAgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesPecuária

Portal Agronegócio Notícias – Debate na COP 28 em Dubai analisa os Impactos Regionais do Pacto Verde Europeu: Ministério da Agricultura e Pecuária e Líderes Sul-Americanos unem Estratégias

Durante a sexta-feira (08), no âmbito da COP 28 em Dubai, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) convergiu esforços com líderes e representantes dos países sul-americanos para uma análise aprofundada dos efeitos do Pacto Verde europeu na região. O encontro concentrou-se na formulação de estratégias para a eficaz implementação e adaptação dos requisitos propostos, direcionados aos países da América do Sul.

Com a participação destacada do ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai e presidente pro tempore do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), Fernando Mattos, o evento contou ainda com a presença do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, representando o Mapa, além de importantes representantes e especialistas na área.

Os membros do CAS concordaram unanimemente sobre a necessidade premente de uma abordagem adaptativa diante das diretrizes do Pacto Verde europeu. Destacaram a importância crucial de considerar as realidades locais dos países membros na implementação e validação dos requisitos, enfatizando a valorização dos mecanismos nacionais de conformidade.

Perosa reiterou o firme compromisso do Brasil em liderar esse processo. “O governo brasileiro está ativamente engajado na concepção de uma plataforma que busca integrar diversos sistemas e ferramentas de conformidade. Essa plataforma tem o potencial de servir como meio de comprovação do cumprimento dos requisitos europeus e poderá ser compartilhada com outras nações”, ressaltou.

A participação da representante Especial para Agricultura da Austrália, Su McCluskey, ao lado dos membros do CAS, sublinhou a relevância do grupo de Cairns e o papel crucial da agricultura na luta contra as mudanças climáticas, especialmente no que se refere ao sequestro de carbono. Essa perspectiva será robustecida em fóruns bilaterais e multilaterais.

A contribuição remota da Conselheira da Divisão de Agricultura da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ulla Kask, enriqueceu o diálogo. Os membros do CAS elogiaram a parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e a OMC, destacando o compromisso em fortalecer o sistema multilateral e avançar em questões de interesse dos países latino-americanos, incluindo a redução de barreiras injustificadas ao comércio agrícola.

O debate contou ainda com a participação do ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, do representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, do diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Maximiliano Moreno, e da diretora-geral de Planejamento do Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Letícia Torres, todos participando remotamente. O diretor de Promoção Comercial e Investimentos do Mapa, Marcel Moreira Pinto, esteve presente presencialmente.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo