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Perspectiva promissora: Previsão de recorde de vendas na Black Friday com a queda da inflação

O cenário para as vendas da Black Friday no Brasil está repleto de otimismo, alimentado pela redução da inflação. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um faturamento astronômico de R$ 4,64 bilhões, indicando um aumento de 4,3% em relação a 2022. Se essa projeção se concretizar, será o maior volume de vendas desde a introdução desse evento no país, em 2010.

De acordo com uma pesquisa da CNC, os setores de eletroeletrônicos, utilidades domésticas, móveis e eletrodomésticos devem liderar a movimentação financeira, correspondendo a quase metade do esperado (48%). Em seguida, destacam-se os hiper e supermercados, juntamente com o segmento de vestuário, calçados e acessórios.

A desaceleração da inflação se destaca como um dos motores por trás desse impulso nas vendas, reduzindo a variação de preços de 9,7% para 3% em comparação ao ano anterior, conforme revelado pela CNC. Além disso, a valorização do real frente ao dólar em 7,5% permitiu estratégias mais agressivas de preços pelos varejistas.

Os recentes cortes na taxa básica de juros pelo Banco Central, favorecendo o crédito, têm um papel crucial ao motivar as compras, especialmente de bens duráveis como geladeiras, televisões e celulares.

Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, a flexibilização da política monetária desde agosto tende a aliviar o mercado de crédito, impulsionando as vendas de bens duráveis, que tradicionalmente dependem das condições de crédito.

A pesquisa revelou os produtos mais buscados pelos consumidores nos últimos 30 dias na internet. Em uma semana de calor intenso, o destaque vai para os aparelhos de ar condicionado, com um crescimento de 177% nas buscas. Entretanto, o aumento da procura resultou em uma elevação de 2,9% nos preços nos últimos 40 dias.

Dos 10 itens monitorados pela CNC, apenas o ar-condicionado e os videogames apresentaram aumento de preço (+7,9%). Televisões e fogões, por sua vez, mostraram uma queda nos preços, registrando -1,5% e -2,7%, respectivamente.

Os produtos com os maiores descontos médios são os smartwatches (-12,4%), notebooks (-9,2%), fones de ouvido (-6,1%) e caixas de som (-5,6%).

Desde 2017, a Black Friday tem testemunhado um crescimento constante nas vendas e se tornou a quinta data mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

A partir de 2020, seu crescimento se intensificou devido ao aumento do comércio online e à facilidade de consulta e comparação de preços pela internet, explicando o ganho de relevância desse evento no calendário nacional, segundo a CNC.

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