AgronegócioBrasilDestaqueManchetesNotícias

Passaporte Agro: Ferramenta do Mapa facilita exportações e apoia acesso a mercados internacionais recém-abertos

Iniciativa visa fornecer suporte direto a exportadores brasileiros e reduzir barreiras operacionais em novos mercados

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, lançou o Passaporte Agro, uma ferramenta inovadora criada para oferecer suporte direto a exportadores brasileiros interessados em acessar mercados internacionais recém-abertos.

Essa iniciativa complementa o AgroInsights, ampliando o portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Mapa, com o objetivo de gerar novas oportunidades para os exportadores brasileiros através de informações qualificadas. A criação do Passaporte Agro está alinhada com as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que tem intensificado os esforços para expandir e consolidar a presença do Brasil nos mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.

O Passaporte Agro será disponibilizado de forma contínua à medida que novos mercados sejam abertos, reunindo informações detalhadas e atualizadas, fornecendo subsídios essenciais para que os exportadores possam concretizar suas vendas com mais segurança. A ferramenta busca reduzir as barreiras operacionais e facilitar o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais.

Entre os conteúdos oferecidos, estão orientações sobre o registro de produtos, listas de potenciais compradores, diretrizes para procedimentos alfandegários, além de informações mercadológicas específicas. O principal objetivo é reduzir obstáculos e incentivar empresas, especialmente aquelas com menor experiência no comércio exterior, a iniciarem suas exportações de forma estruturada e segura.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, o Passaporte Agro reforça a estratégia do governo brasileiro de não apenas abrir mercados, mas também garantir que os produtores e exportadores tenham o suporte necessário para transformar essas oportunidades em negócios concretos.

“O Passaporte Agro e o AgroInsights são respostas diretas às demandas do setor produtivo e exportador brasileiro, desenvolvidas após um período de escuta ativa com os principais atores do agronegócio. Com essas ferramentas, não apenas abrimos mercados, mas também garantimos que os exportadores e produtores tenham acesso a informações estratégicas para aproveitá-los de forma eficiente e competitiva”, destacou Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais, complementou: “A rede de Adidos Agrícolas nos permite ter acesso a informações qualificadas, que serão extremamente úteis para exportadores que desejam iniciar negócios com mercados recém-abertos, especialmente para aqueles com menor maturidade no comércio internacional. O Governo está sendo ativo, em parceria com o setor privado, para que os produtos brasileiros aumentem sua participação no mercado global, gerando renda e empregos para o Brasil.”

Inicialmente, o Passaporte Agro será disponibilizado para as associações que representam os setores produtivos envolvidos nas aberturas comerciais. A iniciativa também se soma a outras ações realizadas pela ApexBrasil, MDIC e MRE.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo