BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Otimismo no mercado: Previsão de crescimento econômico do Brasil para 2023 aumenta para 2,92%

O panorama econômico do Brasil mostra sinais promissores, com o mercado financeiro ajustando para cima sua expectativa de crescimento para 2023. De acordo com o mais recente boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Banco Central em Brasília, a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 2,84% para 2,92%.

O PIB brasileiro, que representa a totalidade dos bens e serviços produzidos no país, também apresenta expectativas positivas para os anos subsequentes. As projeções indicam um aumento de 1,51% em 2024, seguido de um crescimento constante de 2% tanto em 2025 quanto em 2026.

Este otimismo se baseia no desempenho robusto do Brasil no terceiro trimestre de 2023, quando o país registrou um crescimento de 0,1% em comparação com o trimestre anterior. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um acumulado anual de 3,2%, posicionando o PIB no patamar mais alto de sua série histórica, 7,2% acima do nível pré-pandemia de final de 2019.

Na frente da inflação, o boletim Focus trouxe uma leve redução na expectativa para 2023, baixando a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,54% para 4,51%. Para 2024, a expectativa de inflação se mantém em 3,93%, com projeções de 3,5% para ambos 2025 e 2026. Contudo, a estimativa para 2023 está levemente acima do centro da meta de inflação de 3,25% estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Outro indicador relevante é a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,25% ao ano. Apesar das recentes reduções na taxa, o Banco Central mantém uma postura cautelosa para conter a inflação, com expectativas de um corte adicional de 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O histórico recente da Selic reflete uma série de elevações seguidas por um período de estabilidade, e agora, uma tendência de redução. Esta trajetória tem sido uma resposta à dinâmica inflacionária do país, influenciada por variáveis como preços de alimentos, energia e combustíveis.

Por fim, as previsões para a cotação do dólar indicam um valor de R$ 4,95 ao final deste ano, com expectativas de que a moeda americana se estabilize em R$ 5 até o final de 2024. Estes indicadores, juntos, esboçam um cenário econômico brasileiro em recuperação e expansão.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo