BrasilDestaqueManchetes

Operação nacional apreende mais de 350 toneladas de sementes ilegais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Em uma operação sem precedentes nos meses de outubro e novembro, auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam um total impressionante de 355 toneladas de sementes irregulares nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Este esforço conjunto visou combater a circulação de sementes ilegais, que representam uma ameaça significativa à segurança agropecuária nacional.

No Mato Grosso, a ação foi concentrada em 12 estabelecimentos localizados nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Esta etapa resultou na apreensão de 78 toneladas de sementes sem procedência legal e na emissão de três autos de infração. Estas medidas demonstram o compromisso rigoroso do Mapa com a regulamentação e a segurança do setor agropecuário.

Em um esforço similar no Mato Grosso do Sul, a operação do Mapa, com apoio essencial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, abrangeu 28 estabelecimentos em diversos municípios, incluindo Campo Grande e Chapadão do Sul. A operação resultou na apreensão de 277 toneladas de sementes irregulares e na suspensão temporária das atividades de um estabelecimento, além de 12 autos de infração emitidos.

Essas operações destacam a contínua vigilância e ação do Mapa no combate à comercialização ilegal de sementes de espécies forrageiras de clima tropical, um segmento crítico para a agricultura brasileira. O objetivo é assegurar que as sementes comercializadas no país atendam aos padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação, protegendo tanto os consumidores quanto os produtores legítimos de práticas desleais de mercado.

Bruno Roncisvale, chefe da Divisão de Sementes, reforça a importância da iniciativa: “Nossa fiscalização vai além de garantir a oferta de sementes de qualidade; ela é fundamental para proteger o setor agropecuário brasileiro da concorrência desleal e dos riscos associados à pirataria de sementes”. Este é mais um passo significativo na promoção de uma agricultura sustentável e segura no Brasil.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo