BrasilDestaqueManchetesMundo

Missão do Ministério da Agricultura reforça alianças e amplia horizontes comerciais no México

Uma delegação composta por representantes de destaque do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou um papel fundamental durante sua missão no México, realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. O objetivo principal foi solidificar e ampliar as parcerias já estabelecidas entre o Brasil e o México, além de explorar novas oportunidades no âmbito comercial.

A visita foi marcada por encontros estratégicos com autoridades do Governo Mexicano, representantes da Embaixada brasileira e parceiros comerciais, nos quais se destacaram discussões cruciais para ambos os países. Dentre os pontos de maior relevância, destacaram-se a prorrogação das isenções das tarifas de importação e medidas preventivas relacionadas à regionalização em casos de influenza aviária. Além disso, foi feita uma solicitação formal para que o Paraná e o Rio Grande do Sul sejam reconhecidos como zonas livres de febre aftosa.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, expressou a importância dessa missão: “Esta iniciativa reforça o compromisso do Brasil em fortalecer parcerias estratégicas e resolver questões cruciais para o comércio global, fomentando um ambiente propício para as relações comerciais entre nações. Em breve, teremos excelentes novidades para a cadeia produtiva brasileira”.

A equipe brasileira também ofereceu suporte ao Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (SENASICA) do Governo do México, especialmente em relação a questões jurídicas recentes levantadas por produtores locais, que resultaram na suspensão temporária das importações de carne suína do Brasil. Outro encontro de destaque foi realizado com o Conselho Mexicano da Carne.

Além disso, o secretário Perosa teve uma recepção positiva na Secretaria Nacional de Economia do México, onde solicitou a mediação do governo mexicano para a retomada das exportações brasileiras de carne suína e propôs avanços nas exportações de carne bovina e miúdos. Ele reforçou ainda a importância das exportações brasileiras, fortalecendo os laços bilaterais entre os países.

“O diálogo foi extremamente produtivo. O secretário Perosa, em nome do nosso ministro Carlos Fávaro, abordou todos os temas de nosso interesse, buscando o apoio do governo mexicano para manter esse fluxo comercial tão significativo, que engloba carne de frango e suína – que agora deve ser retomado após a decisão judicial – e para manter o comércio de carne bovina, já consolidado, buscando renovar e fortalecer essas parcerias”, enfatizou o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin.

Em 2023, o México alcançou a posição de quinto parceiro comercial do Brasil, superando tanto o Chile quanto o Paraguai, consolidando-se como o segundo principal parceiro no agronegócio das Américas, logo atrás apenas da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia.

Além dos mencionados, integraram a comitiva brasileira a diretora de Negociações e Análises Comerciais do Mapa, Ana Lúcia de Oliveira Gomes, a adida agrícola no México, Adriane Cruvinel, e o diretor da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Carlos Franco.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo