BrasilDestaqueManchetesMundo

Missão do Mapa na Índia: avanços na abertura de mercados e comércio bilateral

A missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Índia, que teve seu desfecho na sexta-feira (3), na capital indiana, Nova Delhi, trouxe notáveis avanços na abertura de mercados e no fortalecimento das relações comerciais bilaterais. O ministro Carlos Fávaro, acompanhado por uma equipe técnica de alto calibre, realizou esta missão após concluir com êxito outra em Jacarta, na Indonésia. Fávaro relata que as interações com o governo e o setor produtivo indiano foram profícuas e prometem trazer benefícios substanciais para o Brasil.

Dentre as conquistas notáveis, o ministro destaca a abertura do mercado de avocado e o avanço na abertura do mercado de cítricos, como limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina no campo da fruticultura. Além disso, foi firmado um memorando de entendimento para expandir o mercado de soja, abrindo portas para a venda de suplementos alimentares para a cadeia produtiva de leite na Índia.

A missão teve início com a participação de Fávaro e sua comitiva no Seminário Internacional – Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, realizado em Nova Delhi. Durante esse evento, foram assinados memorandos de entendimento entre instituições dos dois países, visando a fortalecer a cooperação e promover o desenvolvimento do comércio bilateral.

Além disso, Fávaro teve encontros de suma importância com autoridades indianas, incluindo o ministro da Agência de Segurança e Padrões Alimentares da Índia, Kamala V Rao, para discutir a autorização de importação de produtos de açaí brasileiro. O mercado de refresco para a Índia também foi recentemente aberto.

Outro marco significativo da missão foi a reunião com a ministra da Agricultura e Bem-Estar dos Produtores da Índia, Shobha Karandlaje, onde foram debatidas aberturas de mercado de ambos os lados. No âmbito do Ano do Milheto, o Brasil abre as portas para a commodity indiana, enquanto passará a exportar avocado para o país.

A pecuária leiteira foi um dos temas centrais das conversas com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Rupala, e sua equipe ministerial. Após décadas de busca pela parceria da Índia na melhoria genética do rebanho brasileiro, especificamente na raça Zebu, o Brasil agora retribuirá com cooperação técnica para o melhoramento genético da raça girolando. Além disso, foram discutidas cooperações científicas com instituições de ensino superior na capacitação profissional.

A missão também viu avanços no aumento das cotas e na redução tarifária de diversas cadeias produtivas, incluindo aves (frango inteiro e cortes de frango), suínos, algodão, frutas e suco de laranja, durante a reunião com o ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal, uma das principais figuras do governo indiano.

O ministro Fávaro também foi destaque como palestrante no encerramento do evento “O Diálogo sobre Transição Energética”, organizado pela Observer Research Foundation (ORF). Ele caracterizou o etanol como o “combustível do futuro” e enfatizou o papel cada vez mais sólido do Brasil e da Índia no Fórum Global de Biocombustíveis.

Além das reuniões de alto nível com autoridades indianas, a participação do Mapa na feira de alimentos World Food India também foi de grande importância, proporcionando novas oportunidades de negócios e presença de empresários brasileiros. Nas palavras do ministro, “o governo do presidente Lula está atuando pelo mundo, realizando negociações e aberturas que geram empregos, oportunidades e bem-estar para nosso povo”.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo