AgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Ministro Fávaro alinha estratégias do agro para a COP 30 com entidades do Instituto Pensar Agropecuária

MAPA e setor produtivo discutem práticas sustentáveis e destacam posição do agronegócio brasileiro na conferência sobre mudança climática

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu na sede do Ministério a presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tania Zanella, representantes de 41 entidades do setor agropecuário e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá. O encontro teve como foco a participação do setor agropecuário na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

O ministro Fávaro destacou a importância da participação ativa das entidades representadas pelo IPA, a maior coalizão do setor agropecuário, na conferência, levando os posicionamentos e as boas práticas adotadas pelos produtores brasileiros. “Temos muito a apresentar na COP30, como nosso Código Florestal, os compromissos ambientais assumidos pelo governo brasileiro e nossa liderança na transição energética. Além disso, podemos destacar a sanidade dos rebanhos e da produção agrícola, que são referências mundiais. Tenho certeza de que este evento trará grandes oportunidades para os produtores brasileiros”, afirmou Fávaro.

Durante o encontro, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, apresentou as iniciativas já em andamento e que serão levadas à COP30. Entre as iniciativas estão o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), o Plano ABC+, e políticas estratégicas como a rastreabilidade de rebanhos bovinos e bubalinos, bioeconomia e sanidade agropecuária.

“O nosso papel na agenda de negociações é oferecer suporte técnico ao posicionamento do governo brasileiro nos temas agropecuários. Trabalhamos junto ao setor privado para garantir que as decisões tomadas protejam a agricultura e a pecuária brasileira”, ressaltou Pedro Neto.

Silvia Massruhá também destacou a criação do AgriBr, um espaço localizado na Embrapa Amazônia Oriental, ao lado do Hangar, onde será realizada a COP30. O local será destinado a entidades agropecuárias interessadas e contará com áreas para experiências imersivas, vitrines tecnológicas, diálogos, networking, além de espaço para parceiros e patrocinadores.

O evento também contou com a presença do secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, e do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo