BrasilDestaqueManchetesMundo

Ministra da Colômbia visita o Brasil para fortalecer parcerias comerciais no setor agropecuário

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu suas portas para receber a ministra da Agricultura e Desenvolvimento da Colômbia, Jhenifer Mojica, em uma visita de grande relevância para as relações bilaterais entre Colômbia e Brasil. O encontro, marcado por um clima de cooperação e comércio, teve como objetivo principal estabelecer um diálogo produtivo entre os dois países amazônicos.

A visita ministerial contou com a presença do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e da secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, além de diretores e servidores do Ministério. Esse encontro destacou o compromisso de ambas as nações em fortalecer suas relações comerciais, com foco em questões agropecuárias.

Nos últimos anos, as negociações bilaterais nesse setor têm avançado significativamente. Tanto Colômbia quanto Brasil demonstram um considerável interesse em ampliar suas transações comerciais, seja no acesso a produtos agrícolas específicos ou na melhoria das condições comerciais dos produtos já em circulação.

Neste momento, estão em andamento 30 negociações, sendo 18 delas relacionadas a exportações brasileiras e 11 a exportações colombianas com destino ao Brasil. Durante a visita, também foi discutida a Certificação Oficial Eletrônica, um processo inovador que promete otimizar o comércio de produtos agropecuários entre os dois países.

Um dado relevante é que, de janeiro a novembro deste ano, as exportações brasileiras para a Colômbia ultrapassaram a marca de 1 bilhão de dólares, com cerca de 60% desse valor representado por milho e café verde.

A comitiva da ministra contou com importantes representantes, incluindo o embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera, o segundo secretário, Daniel Moreno, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura da Colômbia, Mario Alejandro Valencia, o assessor do gabinete, Sergio Martínez Osorio, e o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira.

O secretário Roberto Perosa ressaltou a produtividade do encontro, que proporcionou a troca de experiências entre as nações amigas e vizinhas. Ele também destacou os projetos e avanços do Mapa, como o programa de recuperação de pastagens degradadas e as iniciativas alinhadas com as metas do Pacto Verde Europeu, que estão prontos para ser compartilhados com outros países.

Além da visita ao Ministério da Agricultura, a ministra Jhenifer Mojica também realizou reuniões em Salvador e Presidente Tancredo Neves, na Bahia, e em Brasília, onde se encontrou com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), bem como membros de outras instituições governamentais brasileiras. Essas atividades demonstram o comprometimento mútuo com o fortalecimento das parcerias entre Colômbia e Brasil no campo agropecuário e ambiental.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo