BrasilDestaqueManchetes

Ministério da Agricultura lança nova fase do Projeto ConSIM para expandir mercados de produtos de origem animal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento da terceira fase do Projeto ConSIM, destinado a ampliar a inserção de municípios no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O projeto foca em consórcios públicos de municípios e busca incrementar sua adesão ao sistema, garantindo maior alcance de comercialização para produtos como carnes, leite, pescados, ovos, mel e seus derivados em todo o território nacional.

Esta edição, a maior até o momento, oferece dois ciclos de adesão para os consórcios já cadastrados no e-Sisbi que ainda não estão integrados ao Sisbi-POA. As inscrições para o projeto começam amanhã (16) e seguem até 30 de abril, através de um formulário no site do projeto ConSIM 3.

Os consórcios que forem selecionados no programa receberão certificação de equivalência ao Sisbi-POA, permitindo que as agroindústrias participantes possam comercializar seus produtos em todo o Brasil. Atualmente, o projeto já conta com 40 consórcios municipais atuantes no Sisbi-POA, abrangendo 793 municípios. “Com o ConSIM 3, pretendemos alcançar a marca de 100 consórcios e mais de 1.000 municípios”, destaca Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

Desde o seu lançamento, o ConSIM tem promovido a integração de consórcios intermunicipais ao Sisbi-POA, aumentando a oferta de produtos de origem animal com garantia sanitária. Este esforço contribui para o desenvolvimento das agroindústrias familiares de pequeno e médio porte, incrementa a renda dos produtores, gera empregos e promove o desenvolvimento regional.

Na sua primeira edição, entre 2020 e 2021, o projeto contou com a participação de 12 consórcios, dos quais 11 conseguiram adesão ao Sisbi-POA, beneficiando 175 municípios em seis estados. A segunda edição, concluída em novembro de 2023, integrou 25 consórcios de oito estados, abrangendo 485 municípios.

O lançamento oficial da nova etapa será marcado por uma transmissão ao vivo nesta terça-feira (16), às 10h30. O evento será conduzido pelo Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária e contará com a participação de Judi Nóbrega, diretora do departamento, e Aline Nunes, coordenadora do Suasa. Durante a live, serão esclarecidas dúvidas e discutidos os benefícios da integração para os municípios participantes.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo