A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou o AgroInsight, uma ferramenta inovadora para apoiar e impulsionar as exportações de produtos agropecuários brasileiros. O objetivo do AgroInsight é identificar novas oportunidades de negócios e fortalecer o Brasil como protagonista no mercado global de produtos agropecuários.
Lançada pelo secretário Luís Rua, a ferramenta está alinhada com as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que tem intensificado os esforços para ampliar a promoção comercial e explorar os mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos. Esse avanço tem gerado impactos positivos na balança comercial, aumentando a diversificação de produtos e mercados, impulsionando o crescimento econômico e criando novas oportunidades de emprego e renda, especialmente em regiões do interior do país.
Com uma abordagem inovadora, o AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, com 76 relatórios mensais, produzidos pelos adidos agrícolas brasileiros lotados no exterior. Os documentos são divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38), e incluem duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo. A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, proporcionando acesso a informações detalhadas sobre consumo, regulamentações e tendências globais.
Essa iniciativa se soma a outros importantes documentos elaborados pelo Mapa, pelas embaixadas brasileiras, o MRE, o MDIC e a ApexBrasil, em um esforço conjunto do Governo Brasileiro para atrair o interesse dos exportadores e fomentar a presença do Brasil nos mercados internacionais.
De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o AgroInsight reforça a parceria entre o setor público e privado, garantindo maior eficiência e competitividade para o agronegócio nacional. “O AgroInsight não é apenas uma ferramenta, é um compilado de oportunidades para integrar o Brasil ao mercado global. Ele demonstra o compromisso do Mapa em impulsionar o setor agropecuário exportador, fomentando inovação, sustentabilidade e novas oportunidades para os produtores brasileiros“, afirmou o ministro.
O AgroInsight tem o potencial de consolidar ainda mais o Brasil como um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo. A iniciativa também reforça o papel estratégico do Mapa na condução de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor.
Inicialmente, os relatórios estarão disponíveis para todas as associações setoriais do agro.
O secretário Luís Rua destacou: “As informações apresentadas estão em linha com a necessidade de apoiar cada vez mais o setor produtivo com informações de qualidade para a tomada de decisões, e reforçam o papel estratégico dos adidos agrícolas no avanço do comércio internacional do agronegócio brasileiro.”