DestaqueEconomiaGoiásManchetesNotícias

Jornal VER7 – Produção de banana em Goiás alcança 10ª posição no ranking nacional

A produção de banana em Goiás alcançou a 10ª posição no ranking nacional, com previsão de se tornar 9º lugar na safra 2023. Líder no Centro-Oeste, o estado foca em medidas fitossanitárias para garantir qualidade e crescimento, prevenindo e controlando pragas na cultura da banana.

Nesta quarta-feira (23/08), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em parceria com outras entidades, realizou o evento “Desafios da Bananicultura em Goiás”. Mais de 250 pessoas participaram do encontro, que ocorreu na sede do Tatersal do Parque de Exposições de Anápolis.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatizou a necessidade de agregar à atividade e assegurar a produção de fruta de qualidade, livre de pragas e doenças.

Sabemos que é um desafio, porque são vários os fatores que podem contribuir para a introdução de doenças na bananicultura. Mas com educação sanitária e um trabalho forte de campo, orientando e evitando práticas erradas, aumentamos as possibilidades de garantir a sanidade na cultura da banana”, enfatizou

DESAFIOS E SOLUÇÕES NA PRODUÇÃO DE BANANA EM GOIÁS

Doutor em Fitopatologia e auditor fiscal da Superintendência Federal da Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Wilson da Silva Moraes abordou os riscos da introdução e disseminação de pragas, destacando problemas como Sigatoka Negra, Moko da Bananeira e Fusarium Raça 4 Tropical.

Para evitar a entrada e disseminação de doenças, o coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas da Banana, Juracy Rocha Braga Filho, compartilhou os desafios e soluções.

A supervisora técnica das Cadeias de Fruticultura e Horticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Nozi Carneiro, destacou a assistência técnica e gerencial, com 807 propriedades rurais cadastradas.

PANORAMA DA PRODUÇÃO DE BANANA EM GOIÁS

  • 12,9 hectares de área colhida – safra 2023
  • 197,3 mil toneladas produzidas – safra 2023
  • 1º lugar no ranking do Centro-Oeste
  • R$ 395,6 milhões de Valor Bruto de Produção, com crescimento de 13,9% em relação a 2022
  • 19,2 mil toneladas comercializadas na Ceasa Goiás – de janeiro a julho de 2023
  • Anápolis, Pirenópolis, Uruana, Itaguaru e Santa Isabel são os cincos maiores municípios produtores em Goiás

A produção de banana em Goiás mostra um cenário promissor, com crescimento constante e medidas eficazes para garantir a qualidade e sanidade na cultura da banana.

 

 

 

 

Fonte: Governo do Estado de Goiás.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo