DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Inovação Agrodefesa: Tecnologia goiana estende seu alcance a mais da metade dos estados brasileiros e Desperta Interesse Internacional

O avançado Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago), desenvolvido pelo Governo de Goiás, solidifica-se como uma referência nacional e ultrapassa fronteiras, despertando interesse não apenas em diversos estados brasileiros, mas também no Suriname. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) tem sido alvo de inúmeras solicitações, destacando-se as demandas das regiões Norte e Nordeste do país, para a adoção do Sidago, uma plataforma inovadora destinada ao acompanhamento das ações sanitárias em animais e vegetais.

Na última semana (6 a 8/10), representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participaram de um treinamento na sede da Agrodefesa, em Goiânia. Essa colaboração, formalizada por meio de um termo de cooperação técnica, possibilitará ao Tocantins utilizar o Sidago como uma ferramenta avançada de gestão em suas operações de defesa agropecuária. Lenito Abreu, vice-presidente da Adapec, destaca que essa transferência tecnológica fortalecerá significativamente a capacidade de defesa agropecuária no estado.

Enquanto isso, Fernanda Faganello, coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária de Origem da Agrodefesa, encontra-se no Nordeste conduzindo treinamentos para a equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão. A iniciativa visa adaptar o Sidago às particularidades locais, reforçando o compromisso da Agrodefesa em compartilhar conhecimento e promover a excelência nas práticas agropecuárias.

José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destaca a posição de referência conquistada pelo órgão, ressaltando o papel crucial desempenhado na informação, orientação e fiscalização da cadeia agropecuária em Goiás, fundamental para a economia local.

O gerente de Tecnologia da Agência, Carlos Howes, revela que atualmente 14 estados brasileiros já implementaram a tecnologia do Sidago, enquanto Sergipe e Pará solicitaram sua adoção. São Paulo e Minas Gerais buscam consultorias em Goiânia para aprimorar seus sistemas próprios, e técnicos do Suriname visitaram o órgão em busca de compreensão sobre o funcionamento da inovadora plataforma.

Desenvolvido integralmente por técnicos da Agrodefesa, o Sidago permite que toda a cadeia agropecuária registre de forma virtual e segura as informações legais e sanitárias relacionadas à produção, comercialização e cuidados com rebanhos e lavouras. Além disso, funciona como uma ferramenta de gestão que possibilita aos técnicos da agência mapear e traçar políticas de educação e fiscalização em conformidade com as normas e leis sanitárias vigentes.

Desde 2015, o Sistema de Defesa Agropecuário Goiano atraiu interesse, mas foi a partir de 2020 que a demanda cresceu significativamente entre os estados brasileiros. A disseminação da tecnologia também é evidenciada pelos estados que já utilizam o sistema desenvolvido por Goiás: Amazonas, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo