BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Inflação de novembro registra alta de 0,28% impulsionada por custos de alimentação, permanecendo dentro da meta governamental

São Paulo, 12 de dezembro – A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou um aumento para 0,28% em novembro, evidenciando uma leve aceleração em comparação com os 0,24% observados em outubro. O salto nos preços dos alimentos foi o principal motor desta elevação, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA, que reflete o custo de vida para famílias com ganhos de até 40 salários mínimos, acumula uma alta de 4,68% nos últimos 12 meses, mantendo-se dentro do limite da meta inflacionária do governo de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5%.

Alimentos e Bebidas no Centro das Atenções
Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis apresentaram elevação de preços, destacando-se o segmento de alimentos e bebidas, que sofreu um incremento de 0,63% em novembro. Esta alta, significativamente superior ao índice de 0,31% de outubro, contribuiu com 0,13 ponto percentual para o IPCA do mês.

André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE, atribuiu o aumento ao clima, mencionando que as temperaturas mais elevadas e a maior incidência de chuvas impactaram a colheita de alimentos, especialmente aqueles mais sensíveis às condições climáticas, como tubérculos, legumes e hortaliças.

No detalhamento do subgrupo de alimentação no domicílio, houve um avanço de 0,75%, pressionado principalmente por itens como cebola, batata-inglesa, arroz e carnes. Por outro lado, tomate, cenoura e leite longa vida registraram quedas de preço.

Em contraste, a alimentação fora de casa teve um aumento menos acentuado de 0,32%, marcando uma desaceleração em relação ao mês anterior.

Habitação e Transportes Também em Foco
O setor de habitação contribuiu para a aceleração inflacionária com um aumento de 0,48%, influenciado por reajustes em serviços públicos. Destaca-se o aumento na conta de energia elétrica e nas tarifas de água e esgoto, particularmente em cidades como Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

Já o setor de transportes registrou uma alta de 0,27%, impulsionado principalmente pelo preço das passagens aéreas, que subiram 19,12%. Contudo, a queda nos preços da gasolina e do etanol ajudou a moderar a alta dos combustíveis.

INPC Apresenta Leve Redução
Paralelamente, o IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos. Em novembro, o INPC subiu 0,10%, um índice inferior ao de outubro, acumulando 3,85% em 12 meses.

Este panorama reforça o quadro complexo da economia brasileira, em que a inflação, apesar de controlada dentro dos parâmetros governamentais, continua sendo um desafio, especialmente no que tange ao custo de alimentos e serviços básicos.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo