DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Governador Ronaldo Caiado avança em negociações para atrair gigante chinesa Weichai Power a Goiás

Em uma importante reunião realizada na China nesta sexta-feira (10/11), o governador Ronaldo Caiado conquistou progressos significativos em um acordo estratégico para a instalação da Weichai Power, renomada fabricante chinesa de motores, máquinas agrícolas, de construção e logística, na cidade de Itumbiara, situada no Sul goiano.

A Weichai Power, pertencente ao influente grupo Shandong Heavy Industry, expressou seu interesse em estabelecer operações em solo goiano. Um encontro adicional, agendado para este sábado (11/11), pode formalizar e consolidar a chegada dessa multinacional ao estado de Goiás.

Ronaldo Caiado, otimista quanto às implicações positivas desse empreendimento, declarou: “Estamos transformando Goiás em um polo de referência tecnológica, produzindo os melhores produtos em nosso estado, com a perspectiva de abastecer o mercado da América Latina.” A Weichai Power se torna a segunda indústria a confirmar sua presença em Goiás durante a missão comercial do Governo, após a Chint Power, fornecedora de sistemas de energia limpa, anunciar suas operações em Itumbiara na última terça-feira (07/11).

A Weichai Power, classificada como a 18ª maior empresa de origem chinesa, possui atividades nos setores de maquinário, motores para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e logística. Com um faturamento anual de cerca de US$ 52 bilhões, empregando 100 mil colaboradores e localizada na província de Shandong, a multinacional é proprietária das prestigiadas marcas italianas Ferretti (especializada em iates) e Lovol (voltada para máquinas de construção e equipamentos agrícolas).

Os executivos da Weichai Power estão ansiosos para expandir o alcance de atuação do grupo com sua possível chegada ao estado de Goiás. Ma Changhai, diretor-geral do Shandong Heavy Industry Group, destacou: “Goiás apresenta amplas perspectivas de operação para nossas indústrias, e a visita liderada pelo governador abre novas portas para fortalecer nossos resultados econômicos. Desejo uma cooperação extremamente frutífera.”

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, integrante da comitiva do Governo de Goiás na busca por investimentos na China, expressou sua expectativa positiva para a instalação dessa nova indústria em seu município, afirmando: “Itumbiara tem muito a ganhar, assim como nosso estado.”

A missão internacional liderada por Ronaldo Caiado, que inclui visitas a quatro cidades na China, bem como encontros com multinacionais, universidades e líderes políticos e econômicos do país, representa um marco histórico para novos investimentos em Goiás. A comitiva conta com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; dos secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e da diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. Também participam o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais: Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves; e os prefeitos de Anápolis, Roberto Naves; de Porangatu, Vanuza Valadares; e de Rio Verde, Paulo do Vale.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo