AgriculturaAgronegócioDestaqueGoiásGoverno de GoiásManchetes

Goiás prepara-se para uma safra recorde, com projeção de 114,6 milhões de toneladas de produção agrícola

Goiás está no caminho de uma safra recorde em 2023, com projeções apontando que a produção agrícola no estado atingirá 114,6 milhões de toneladas, representando um impressionante crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior. Essas estimativas são provenientes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e marcam um marco histórico para o estado, uma vez que Goiás alcançará sua maior produção desde que os registros começaram em 1972.

Entre os destaques notáveis para 2023, quando comparados a 2022, estão o expressivo aumento na produção de milho, com 14,1 milhões de toneladas, um crescimento de 31,9%; o sorgo, que atingirá 1,36 milhões de toneladas, com um crescimento de 30,1%; cereais, leguminosas e oleaginosas, com uma produção de 32,7 milhões de toneladas e um aumento de 18,2%; a cana-de-açúcar, prevendo 80,1 milhões de toneladas, um crescimento de 8,9%; e a soja, com 16,5 milhões de toneladas, equivalente a um aumento de 8,7%.

Adriano da Rocha Lima, o titular da Secretaria-Geral de Governo, expressou satisfação com os resultados, que estão alinhados com pesquisas internas realizadas pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Ele declarou: “O LSPA aponta excelentes resultados para Goiás. O nosso estado irá atingir um marco notável em 2023, registrando um recorde na produção agrícola e alcançando o maior volume de toda a série histórica. Esse sucesso é resultado de muitos investimentos, práticas sustentáveis e condições climáticas favoráveis.”

Pedro Leonardo Rezende, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), destacou o papel fundamental de Goiás no cenário agrícola do país, afirmando: “O recorde histórico da produção agrícola de Goiás em 2023 é motivo de orgulho para todos nós. Este sucesso é resultado não apenas do trabalho de nossos dedicados agricultores, mas também da visão estratégica e investimentos significativos que o Governo de Goiás tem direcionado para o setor. Estamos solidificando Goiás como um dos principais estados agrícolas do país e promovendo um impacto positivo na economia estadual e nacional.”

Além disso, a taxa de crescimento de Goiás, que atinge 10,6%, supera significativamente a média nacional, uma vez que as projeções para o Brasil indicam um crescimento de apenas 0,17% em 2023 em comparação com o ano anterior. Assim, a produção agrícola em nível nacional deve atingir 1,070 bilhões de toneladas este ano. Vale ressaltar que o Brasil alcançou sua maior produção agrícola da série histórica em 2020, com 1,092 bilhões de toneladas.

Erik Figueiredo, diretor-executivo do IMB, enfatizou o papel crescente de Goiás no cenário agrícola brasileiro: “Goiás vem se consolidando como um dos principais estados agrícolas do país. Esse recorde é um indicativo muito positivo para a nossa economia. Culturas como a da soja, milho, cereais e cana-de-açúcar contribuem para aumentar a participação do estado na produção brasileira, que chega a 10,7%.” Comparado a 2022, o índice subiu de 9,7% para 10,7%, consolidando ainda mais o papel de Goiás na produção agrícola nacional.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo