BrasilDestaqueEconomiaGoiâniaGoiásManchetes

Goiás lidera o ranking nacional de atividade econômica, segundo Banco Central

No mês de outubro, Goiás conquistou a posição de destaque no Índice de Atividade Econômica (IBCR), conforme divulgado pelo Banco Central (BC). Este indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um notável crescimento de 7,9% na variação interanual, sem ajuste sazonal, ao compararmos outubro de 2023 com o mesmo mês do ano anterior.

Goiás também superou significativamente a média nacional, que registrou um crescimento de apenas 1,5% no mesmo período, de acordo com dados apurados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Quando observamos a variação acumulada no ano, Goiás apresentou um crescimento de 6,2%, enquanto nos últimos 12 meses o aumento foi de 5,1%. Nestes dois indicadores, o Estado alcançou a segunda posição entre todas as unidades federativas, ficando atrás apenas do Paraná.

Adriano da Rocha Lima, titular da Secretaria-Geral de Governo, comemorou esses resultados impressionantes. “Alcançamos excelentes resultados em outubro, inclusive superando a média nacional. Esse desempenho positivo é resultado de investimentos estratégicos e setores em ascensão, que estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico de Goiás”, destacou Adriano.

Enquanto a economia brasileira registrou um crescimento de 2,4% na variação acumulada deste ano, Goiás se destacou, com um avanço notável de 6,2%. Nos últimos 12 meses, o avanço da economia do estado foi de 5,1%, superando os 2,2% registrados a nível nacional.

Erik Figueiredo, diretor-executivo do IMB, enfatizou o papel significativo de Goiás no cenário nacional: “Goiás tem se destacado, superando o crescimento da economia brasileira em diversos índices, conforme indicado pelo IBCR. Essa ascensão sugere um papel significativo do Estado no panorama nacional”.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo