Por Gil Campos: Goiânia, 5 de dezembro de 2024 –
O agronegócio brasileiro conquistou mais um marco estratégico: a abertura do mercado filipino para a exportação de mesentério e papada congelados de suíno, produtos valorizados na produção de embutidos e alimentos processados. A aprovação foi possível graças à confiança sanitária no Brasil, que utilizou o Certificado Sanitário Internacional vigente para viabilizar as negociações.
As Filipinas, que se tornaram o maior mercado para carne suína brasileira em 2024, agora fortalecem os laços comerciais com o Brasil ao diversificar os itens importados. Essa nova autorização destaca a qualidade dos produtos brasileiros, especialmente os que possuem alto valor agregado.
Expansão recorde
Além dessa abertura, o Brasil alcançou 205 novos mercados em 2024, somando 283 aberturas comerciais em 62 países desde o início de 2023. Outros produtos brasileiros que tiveram o mercado filipino liberado este ano incluem alevinos de tilápia, peixes ornamentais e produtos de reciclagem animal.
Esses avanços são resultado do trabalho coordenado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que buscam diversificar as exportações do setor agropecuário e posicionar o Brasil como líder no comércio internacional de alimentos.
Produtos que geram valor
O mesentério e a papada congelada são subprodutos especialmente valorizados no mercado asiático devido à sua aplicação na produção de alimentos processados. Essa demanda reflete o potencial dos mercados externos de alavancar setores que, tradicionalmente, encontram menos destaque no consumo interno.
“O Brasil continua a demonstrar sua capacidade de atender às exigências dos mercados internacionais, não apenas em volume, mas em qualidade e diversidade de produtos ofertados”, destacou o Mapa, em nota oficial.
Análise crítica
O fortalecimento das exportações para mercados asiáticos como as Filipinas é essencial para a consolidação do Brasil como líder global no agronegócio. No entanto, para garantir o sucesso a longo prazo, é necessário que o país invista em sustentabilidade, infraestrutura logística e amplie as certificações sanitárias para conquistar ainda mais mercados.
Essa estratégia também reduz a dependência de exportações tradicionais, diversificando a pauta do agro e garantindo maior estabilidade econômica, mesmo em cenários adversos.