BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Expectativa de lojistas do Rio de Janeiro aponta crescimento de 6% nas vendas de Natal

O comércio carioca aguarda ansiosamente o período natalino, considerado a época áurea para o setor. Segundo levantamento realizado pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) em conjunto com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), os comerciantes estão otimistas, projetando um aumento de 6% nas vendas para esta data festiva, responsável por cerca de um terço do faturamento anual das lojas.

A pesquisa, que contemplou a opinião de 350 lojistas na cidade do Rio de Janeiro, reflete a confiança do segmento no aquecimento das vendas. Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, atribui esse crescimento ao espírito natalino e também aos indicadores econômicos favoráveis. Ele aponta a redução da taxa de desemprego, que caiu de 8,8% para 7,7% no último trimestre, como um dos impulsionadores desse cenário positivo, evidenciando um aumento significativo na ocupação profissional.

Além disso, Gonçalves destaca a estabilidade da inflação, enfatizando a trajetória decrescente dos preços ao consumidor e a influência positiva desse panorama na confiança do consumidor. Ele ressalta que, com os indicadores econômicos mais promissores em 2023 e a perspectiva de um desempenho semelhante ao de 2022, o comércio é beneficiado por esse contexto econômico favorável.

Para atrair os consumidores, os comerciantes estão planejando uma gama de estratégias, desde promoções e liquidações até facilidades de pagamento e lançamento de novos produtos. Roupas, calçados, brinquedos, celulares, perfumaria e acessórios estão entre os itens mais esperados para venda nesta temporada natalina, de acordo com a pesquisa.

O valor médio dos presentes por pessoa está estimado em R$ 200,00, conforme indicado por 59% dos entrevistados. Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito lidera a preferência, seguido pelo cartão de débito, pix e dinheiro para pagamentos à vista.

Com o intuito de impulsionar ainda mais as vendas, 60% dos comerciantes têm planos de abrir suas lojas aos domingos durante o mês de dezembro, estendendo também o horário de atendimento. Adicionalmente, 68% dos lojistas de rua planejam reforçar a segurança, aumentando equipes de apoio e aprimorando o monitoramento por meio de câmeras, segundo aponta a pesquisa.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo