BrasilDestaqueManchetesMundo

Embaixador da Nova Zelândia se reúne com ministério da agricultura brasileiro para fomentar cooperação comercial

Em busca de fortalecer os laços comerciais entre o Brasil e a Nova Zelândia, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu na terça-feira (24) o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Prendergast, e sua delegação. O foco da reunião foi a exploração de acordos de cooperação técnica no setor de agricultura sustentável, a promoção da liberalização agrícola multilateral e o acesso a mercados internacionais.

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Júlio César Forte Ramos, aproveitou a oportunidade para destacar a crescente influência do agronegócio na balança comercial, marcando recordes tanto na produção como na exportação. Ele também salientou os esforços em andamento para aprimorar a produtividade e eficiência da agricultura brasileira.

“O governo está empenhado em transformar a agricultura brasileira em um pilar sólido da balança comercial e da sustentabilidade. Para isso, é crucial que estreitemos nossos laços com nações agrícolas por meio de parcerias diplomáticas”, ressaltou Ramos.

O embaixador da Nova Zelândia elogiou a relação positiva com o Brasil e o trabalho conjunto em diversas áreas, incluindo os esforços para promover a liberalização do comércio global de produtos agrícolas por meio do Comitê de Agricultura (CoA) da Organização Mundial do Comércio (OMC). Prendergast também destacou o interesse de empresas neozelandesas no setor de lácteos e enfatizou a colaboração bem-sucedida com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no avanço da agricultura sustentável.

Além do embaixador, participaram da reunião o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade (DNNTS/Mapa), Marco Antônio Araújo de Alencar, e o coordenador-geral de Articulação (CGAR/Mapa), Luis Carlos Job.

Comércio Agropecuário Bilateral:

De acordo com dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), nos últimos dois anos, o Brasil exportou aproximadamente US$40 milhões para a Nova Zelândia, com ênfase em café verde e suco de laranja. No mesmo período, a Nova Zelândia exportou pouco mais de US$35 milhões para o Brasil, com destaque para caseínas e kiwis.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo