DestaqueEconomiaEstado de GoiásGoiásGoverno de GoiásRonaldo Caiado

Economia do Estado de Goiás mantém ascensão com crescimento de 6,3% em agosto, revela Banco Central

O estado de Goiás continua trilhando uma notável trajetória de crescimento econômico, acumulando 31 meses consecutivos de prosperidade. No mês de agosto, registrou um impressionante aumento de 6,3% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), conforme divulgado mensalmente pelo Banco Central, com base em informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa informação corrobora os achados de pesquisas conduzidas internamente pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), posicionando Goiás como o segundo estado com maior crescimento econômico no país.

No acumulado do ano, Goiás também assegura a segunda posição, com um sólido aumento de 5,85%. Nos últimos 12 meses, o estado avançou três posições e obteve o terceiro melhor desempenho, apresentando um crescimento de 4,65%. Esses indicadores estão intrinsecamente ligados ao notável aumento no número de empresas, investimentos, e a geração de empregos e renda em setores como agropecuária, indústria, serviços e comércio.

O governador Ronaldo Caiado atribui esse sucesso econômico à recuperação pós-pandemia e ao influxo de novos investimentos. Durante a inauguração da nova unidade da empresa Caramuru Alimentos em Itumbiara, em 26 de outubro, ele destacou: “Goiás agora celebra 31 meses ininterruptos de crescimento econômico desde fevereiro de 2021. Isso é um feito sem precedentes e notável, nenhum outro estado tem experimentado um progresso tão constante.”

Adriano da Rocha Lima, titular da Secretaria-Geral de Governo, observa que o índice registrado em agosto em Goiás supera a média nacional, que se estabeleceu em 3,06%. Ele afirma: “A economia goiana continua a se fortalecer, alcançando patamares de crescimento que ultrapassam até mesmo a média nacional. Estamos implementando uma série de iniciativas voltadas para o aumento da produtividade da nossa economia, visando manter esse cenário próspero.”

Erik Figueiredo, diretor-executivo do IMB, projeta um futuro ainda mais promissor: “A economia goiana continua a demonstrar sinais de aceleração substancial. Após um crescimento do PIB de 6,6% em 2022, o IBCR do Banco Central aponta para avanços ainda maiores em 2023.”

Em âmbito nacional, o Brasil registrou um crescimento econômico de 3,06% no acumulado do ano. Na análise interanual, observou-se um aumento de 1,28%, seguido de um crescimento de 2,82% na variação acumulada dos últimos 12 meses.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo