BrasilDestaqueManchetes

Comitiva brasileira busca avançar na agricultura e pecuária na África e fortalecer laços comerciais

Sob a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, encaminhou à União Africana uma delegação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de líderes do agronegócio brasileiro, com o objetivo de fortalecer os laços comerciais com o continente africano.

Liderada por Cleber Soares, secretário-executivo adjunto do Mapa, a delegação visitou as províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Sul entre os dias 7 e 13 de abril, buscando fomentar o desenvolvimento agrícola e pecuário local.

A missão visou não apenas a troca de conhecimentos entre Brasil e África, mas também estimular a produção agrícola por meio da cooperação e do intercâmbio tecnológico, além de expandir as exportações brasileiras para a região.

Durante a visita, a comitiva realizou reuniões estratégicas com várias autoridades governamentais, incluindo o ministro do Ministério da Agricultura e Florestas (Minagrif), o ministro de Estado da Economia, a diretoria do Fundo Garantidor de Crédito, a diretoria do Fundo Soberano de Angola, a Agência de Investimentos Privados e Promoção das Exportações e o Banco Africano de Desenvolvimento.

A agenda incluiu visitas a uma usina de açúcar e álcool, fazendas de grãos, suínos, aves e pecuária de corte, bem como a um projeto de polo de produção de arroz e trigo, e uma empresa de máquinas e consultoria agrícola.

No ano anterior, as exportações brasileiras para Angola totalizaram US$ 239 milhões, correspondendo a 223 mil toneladas de produtos, com destaque para carnes, açúcar, álcool, cereais, farinhas e preparações. Brasil continua sendo o principal fornecedor de produtos agrícolas para Angola.

Além desta missão, estão programadas outras visitas do Mapa a países como Etiópia, Nigéria e Argélia ao longo do ano.

A comitiva também contou com a presença de Carlos Augustin, assessor especial do ministro, Luiz Cláudio Caruso, analista de comércio exterior do Mapa, e José Guilherme Leal, adido agrícola em Luanda.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo