BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Brasil registra crescimento robusto na abertura de empresas, com média de 16 novos negócios por dia útil em agosto

Em um cenário econômico desafiador, o Brasil tem mostrado um vigoroso espírito empreendedor. No mês de agosto, o país testemunhou a abertura de 367.339 novas empresas, conforme revelado pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Esta cifra se traduz em uma impressionante média de 16 novos empreendimentos por dia útil, assinalando um crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao desmembrar esses números por regiões, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste se sobressaíram com aumentos notáveis na criação de novos negócios, em comparação a 2022. Esta tendência de crescimento regional reflete uma dinâmica econômica positiva nestas áreas.

Curiosamente, o setor de serviços emergiu como a escolha principal para novos empreendimentos, superando os tradicionais segmentos de comércio e indústria. Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, oferece uma perspectiva interessante: “Em um contexto de diminuição no desemprego, estamos assistindo a um nascimento de empresas impulsionado mais por um ímpeto empreendedor do que por necessidade. Há um crescente desejo entre os brasileiros de empreender, buscando não só flexibilidade e independência, mas também satisfação pessoal e a construção de um legado.”

Quanto à natureza jurídica das novas empresas, os microempreendedores individuais (MEIs) lideraram, representando a maior parte dos registros com 271.531 novos CNPJs. Eles foram seguidos pelas sociedades limitadas, com 76.942 registros, e empresas individuais, com 10.196.

A liderança na abertura de novas empresas foi de São Paulo, que registrou 110.212 novos CNPJs, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, refletindo a pujança econômica desses estados.

A metodologia do estudo incluiu a análise da quantidade mensal de empresas registradas nas juntas comerciais de todas as unidades federativas do Brasil, além da consulta mensal de CNPJs na base de dados da Serasa Experian. Este levantamento oferece uma visão abrangente e atualizada do panorama empresarial brasileiro, demonstrando uma tendência promissora de crescimento e inovação no país.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo