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Brasil impulsiona exportações agropecuárias e expande comércio para 24 novos mercados

Agronegócio brasileiro atinge recordes de exportação e fortalece presença global

O agronegócio brasileiro segue sua trajetória de crescimento no mercado global, consolidando-se como um dos principais exportadores mundiais de commodities agrícolas. O país alcançou US$ 11 bilhões em exportações agropecuárias, registrando um dos maiores volumes da história. Esse desempenho foi impulsionado pela alta nas vendas externas de café, celulose e algodão, além da valorização de algumas commodities no mercado internacional.

Apesar da queda nas exportações de soja, milho e produtos do complexo sucroalcooleiro, o Brasil registrou um aumento de 5,3% no índice geral de preços das exportações agropecuárias, refletindo a valorização de produtos como café, carnes, cacau e suco de laranja. Seis setores ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em exportações, reafirmando a posição do país como potência agrícola global.

Produtos agropecuários que impulsionaram as exportações

  • Café Verde: Exportações totalizaram US$ 1,3 bilhão, um crescimento de 79,4%, impulsionado pelo aumento de 63,8% nos preços internacionais e um volume 9,5% superior ao período anterior.
  • Celulose: As exportações cresceram 44,1%, ultrapassando US$ 1 bilhão, com destaque para a demanda da China (+53,3%) e da União Europeia (+60,2%).
  • Algodão: Avanço de 47,5% no valor exportado, atingindo US$ 710,7 milhões, com forte demanda em Paquistão e Vietnã.
  • Carne Suína: Exportações aumentaram 17,9%, totalizando US$ 215,6 milhões, com destaque para as vendas para Japão (+107,4%) e Filipinas (+64,5%).

Brasil expande exportações agropecuárias para 24 novos mercados

A estratégia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de diversificação de mercados tem demonstrado resultados expressivos. O Brasil consolidou novas parcerias comerciais com Paquistão (+166,3%), Bangladesh (+85,1%) e Turquia (+122,7%), além de fortalecer sua posição na União Europeia, que aumentou suas compras de produtos agropecuários brasileiros em 39,5%, totalizando US$ 1,89 bilhão em importações.

A China, que continua sendo o maior destino das exportações agropecuárias do Brasil, registrou crescimento nas compras de celulose (+53,3%) e fumo (+36,7%).

Oportunidades futuras para o agronegócio brasileiro

O governo brasileiro tem buscado ampliar os acordos comerciais para fortalecer as exportações do setor. Nos próximos meses, o presidente Lula realizará visitas ao Japão e ao Vietnã, em busca de novas oportunidades de negócios. Frutas brasileiras, conhecidas pela qualidade e sustentabilidade, estão entre os produtos com maior potencial de crescimento nesses mercados.

O Brasil também participou da maior feira de frutas do mundo, em Berlim, onde representantes do setor agropecuário negociaram novas parcerias comerciais e promoveram os produtos nacionais para compradores internacionais.

Principais avanços do setor agropecuário

  • O Brasil registrou crescimento de 13,8% nas exportações de produtos não convencionais, ampliando a diversidade da pauta exportadora.
  • Foram exportadas mais de 40 mil toneladas de sebo bovino, insumo essencial para a produção de biodiesel nos Estados Unidos.
  • As exportações de óleo essencial de laranja cresceram 19,5%, com a União Europeia ultrapassando os EUA como principal importador.
  • As vendas de gergelim para a Índia cresceram 250,6%, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores globais.
  • O Brasil exportou mais de US$ 1,3 bilhão em frutas para 137 países, fortalecendo sua posição no mercado internacional.

Tecnologia e inovação no setor agropecuário

O Ministério da Agricultura e Pecuária tem investido em inovação e tecnologia para otimizar o comércio exterior e fortalecer as exportações. Ferramentas como AgroInsights e Passaporte Agro foram desenvolvidas para oferecer mais eficiência e transparência no setor.

De acordo com Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, a modernização tem sido um fator essencial para consolidar a competitividade do Brasil no mercado global. “Nosso objetivo é tornar o Brasil um dos maiores exportadores mundiais, aumentando a diversidade de mercados e fortalecendo a presença do agronegócio no comércio internacional”, afirmou.

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# Gil Campos

Gil Campos é Jornalista. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

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