AgriculturaAgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesMundoNotíciasPecuária

Brasil expande exportações de carne suína e de aves ao Peru com habilitação de novas plantas frigoríficas

Novas habilitações fortalecem a presença do Brasil no mercado peruano, ampliando as exportações de produtos agropecuários

O governo peruano, por meio do “Servicio Nacional de Sanidad Agraria” (SENASA), autorizoua exportação de carne suína e de aves de nove novas plantas frigoríficas brasileiras para o Peru. Com essa decisão, o Brasil fortalece sua presença no mercado peruano, aumentando a capacidade de exportação e a diversificação das regiões brasileiras que atenderão à demanda local.

Desde janeiro de 2023, o Peru já importava carne suína do estado do Acre. Com as novas habilitações, as exportações de carne suína serão ampliadas para plantas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Além disso, a carne de aves também passará a ser exportada de uma planta produtiva no Rio Grande do Sul.

Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o Peru, incluindo soja, frutas, nozes, lácteos e fibras têxteis, além das proteínas de carne suína e de aves. As exportações de carne do Brasil para o Peru ultrapassaram US$ 141 milhões no ano passado, e com a habilitação das novas plantas frigoríficas, espera-se um incremento expressivo nessas exportações, o que beneficiará toda a cadeia produtiva.

Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm trabalhado para ampliar e consolidar as relações comerciais entre o Brasil e o Peru, garantindo a segurança alimentar e o cumprimento das exigências sanitárias internacionais.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo