BrasilDestaqueManchetes

Brasil e Alemanha unem esforços para impulsionar sustentabilidade na Amazônia através de projeto conjunto

No âmbito da busca por um desenvolvimento sustentável na Amazônia, foi lançado, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) em Dubai, o Projeto “Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia” (ProTS). Essa iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ tem como foco central promover práticas de agropecuária sustentável no bioma amazônico.

Inserido no contexto do abrangente Plano Amazônia + Sustentável da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, o projeto visa fortalecer a transparência e a sustentabilidade nas cadeias produtivas da pecuária de leite e corte, além dos sistemas agroflorestais. A meta é clara: reduzir a pressão do desmatamento e descarbonizar as atividades agropecuárias na Amazônia Legal.

Com um aporte inicial de 3 milhões de Euros, o projeto será implantado primeiramente na região do Território Madeira-Mamoré, em Rondônia. O objetivo é atender, até 2026, 520 produtores na região-piloto, com destaque para mais de 100 mulheres, incentivando a adoção de práticas que não apenas beneficiem a produção, mas também contribuam para a melhoria socioeconômica e ambiental das comunidades e paisagens rurais envolvidas. Além disso, o projeto planeja certificar 300 estabelecimentos rurais fora da região-piloto, utilizando critérios reconhecidos de sustentabilidade e transparência.

Durante o lançamento, Alessandro Cruvinel, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Mapa, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades envolvidas para alcançar o sucesso desse empreendimento. Ele salientou: “A busca pela melhoria da qualidade de vida nas comunidades e pela sustentabilidade são objetivos diretos, porém o caminho para alcançá-los é complexo, demandando estratégia, investimento e, sobretudo, a colaboração de parceiros fundamentais como o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), a GIZ e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL)”.

Maria Olatz Cases, diretora de projetos da GIZ Brasil, expressou sua confiança no projeto, agradecendo às instituições envolvidas por tornarem possível a implementação dessa iniciativa. Ela ressaltou a importância desse projeto para a promoção de uma pecuária sustentável na região amazônica, o combate ao desmatamento e a consequente melhoria na qualidade de vida dos agricultores brasileiros.

Rodrigo Almeida, coordenador-Geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Mapa, reforçou a relevância das cooperações de longo prazo, como a alemã, para fortalecer e implementar iniciativas que visam aprimorar a sustentabilidade e adaptar os sistemas agroalimentares às mudanças climáticas, algo essencial para os produtores brasileiros.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo