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Brasil destaca-se na Gulfood em Dubai como líder em exportações do agronegócio

Os Emirados Árabes Unidos, reconhecidos como o 13º maior comprador de produtos do agronegócio brasileiro, são o palco desta semana para a 29ª edição da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e uma das maiores globalmente. O evento, em parceria institucional com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), contou com a participação destacada de uma delegação representando o Brasil.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, acompanhado pelo secretário-adjunto Julio Ramos e pelo diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira, integrou a delegação brasileira em seis pavilhões especialmente organizados pela Apex Brasil e por entidades setoriais, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), reunindo cerca de 120 empresas nacionais.

Com a expectativa de gerar negócios no valor de US$ 2,4 bilhões para o Brasil, um dos grandes destaques do agronegócio brasileiro na feira são as proteínas animais, especialmente a carne de frango halal, produzida conforme os preceitos e tradições islâmicas. O Brasil é o maior exportador mundial de carne halal, e as projeções indicam um contínuo crescimento nas exportações brasileiras para esse mercado. No ano anterior, o país exportou para os Emirados Árabes US$ 2,33 bilhões em produtos do agronegócio, com a carne representando 54% do total comercializado.

“Respondendo ao chamado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, visitamos a Gulfood e todos os expositores brasileiros presentes. A feira tem sido extremamente positiva, com mais de 120 empresas brasileiras participantes concretizando vendas, o que contribui para o sucesso e desenvolvimento do interior do país. Isso facilita o escoamento da produção brasileira, abre novos mercados e traz oportunidades significativas aos nossos produtores”, afirmou Roberto Perosa.

A localização estratégica da feira, em Dubai, é um ponto de encontro internacional entre exportadores e importadores, especialmente dos países árabes, asiáticos e africanos, mercados de extrema relevância para o agronegócio brasileiro. Mais de 150 mil visitantes de todo o mundo passam pelo local.

“O governo brasileiro, mais uma vez, demonstra seu compromisso, dialogando diretamente com as empresas. O apoio constante que temos recebido, evidenciado pela abertura de tantos novos mercados e pela implementação de novos programas, reflete as cifras que apresentamos ao Presidente da República: nos últimos 20 anos, os setores bovino, suíno e de aves geraram para o Brasil mais de um trilhão e duzentos e cinquenta bilhões de reais em receitas cambiais. É esse impacto que a presença do Ministério da Agricultura na feira amplifica, reafirmando o Brasil como um dos principais players globais no mercado de proteínas”, destacou Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Além do Ministério da Agricultura, são parceiros institucionais da Gulfood a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e as entidades setoriais: ABIARROZ, BSCA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABIEC e IBRAFE.

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