O Governo Brasileiro recebeu com entusiasmo a autorização do governo dos Estados Unidos para a exportação de fruto seco de macadâmia, farelo de mandioca e fibra de coco do Brasil, sem a necessidade de certificação fitossanitária. Esta medida representa uma importante conquista para o agronegócio brasileiro e abre novas portas para produtos brasileiros em um mercado altamente competitivo e de alto valor agregado.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 12 bilhões em produtos agropecuários para os Estados Unidos. Entre os setores que mais contribuíram para essas exportações estão café, bebidas, produtos florestais, produtos de cacau e carnes. A abertura para macadâmia, farelo de mandioca e fibra de coco tem grande potencial para beneficiar especialmente os pequenos e médios produtores brasileiros, que agora poderão acessar um mercado mais diversificado e lucrativo.
Com essas novas autorizações, o Brasil alcança 13 aberturas de mercado em 2025, totalizando 313 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023. Esses avanços consolidam o país como um dos maiores fornecedores globais de produtos agropecuários e aumentam a competitividade do setor no comércio internacional.
Esses resultados são frutos do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm trabalhado incansavelmente para expandir e fortalecer as relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos e outros mercados internacionais.