O Governo Brasileiro anunciou com satisfação a autorização do governo da Nigéria para que o Brasil possa exportar embriões bovinos e bubalinos, tanto “in vivo” quanto “in vitro”, para o país africano.
A Nigéria, com uma população superior a 223 milhões de habitantes e uma das maiores economias da África, importou mais de USD 880 milhões em bens agrícolas brasileiros em 2024, destacando-se como um parceiro estratégico para o agronegócio brasileiro no continente africano.
A expansão do agronegócio brasileiro para a África não só promove a diversificação das parcerias comerciais do Brasil, mas também abre oportunidades futuras para os produtores brasileiros, considerando o grande potencial da África em termos de expansão demográfica e crescimento econômico.
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança nove aberturas de mercado em 2025, totalizando 309 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023. Esses resultados refletem o crescente interesse do Brasil em expandir suas relações comerciais com a África, uma região com grande potencial de desenvolvimento.
Essas aberturas de mercado são o reflexo de um esforço coordenado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reafirmando o compromisso do Brasil com a ampliação de suas parcerias internacionais e com o fortalecimento de sua presença no mercado global.